terça-feira, 21 de julho de 2015

‘PM, Civil e Bombeiros já iniciaram processos para os concursos’

A Secretaria de Segurança conseguiu autorização do Tribunal de Contas do Estado e já iniciou os processos de contratação de empresas para realizar concursos públicos para Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. A secretária de Segurança, Kalina Leite, confirmou a informação em entrevista exclusiva à Tribuna do Norte, ressaltando que a falta de efetivo nas polícias é um dos principais problemas da pasta.

Vai sair algum edital este ano?
Eu espero que sim... A gente está trabalhando para isso. Todos os três processos estão em andamento. Para ser muito transparente, o do Corpo de Bombeiros é o que tem o processo mais avançado. Queremos até o final deste ano lançar pelo menos os editais do concurso para essas três categorias.

O que seria o efetivo ideal?
O ideal era que a gente tivesse a oportunidade de ter o efetivo completo. O da Civil, por exemplo, quando eu entrei na policia há 16 anos... éramos cinco na delegacia de furtos e roubos de carga... Hoje, temos um. A criminalidade cresceu, a população cresceu... Em 2004, a previsão era de mais de 5 mil homens na Civil... hoje, a gente tem mil e poucos. Na Militar, a previsão era de mais de 13 mil policiais e a gente tem 8 mil... Corpo de Bombeiros, deveríamos ter mais de mil e agora a gente tem 600. É uma deficiência tremenda com essa questão.

Mas qual seria o número ideal? Qual seria o mínimo necessário?
Nesse primeiro momento, o que o TCE autoriza, é a gente fazer a reposição de mortos e aposentados.  
Como está a situação daqueles 824 pessoas que fizeram o concurso da PM? Já se passaram 10 anos...
Há 10 anos que o concurso se arrasta e a gente é, de uma certa forma, cobrada pra resolver esse problema em 4 ou 5 meses. Mas aquilo é fruto de uma decisão judicial que está sendo cumprida. Houve uma celeuma a cerca do exame porque à época que foi feito, o exame psiquiátrico não contemplava a avaliação psicológica. Parece que foi feito o psiquiátrico com o psicológico e foi aí que deu a grande celeuma, mas são estudos técnicos que eu não tenho capacidade de fazer avaliação . Mas houve reunião e eu penso que já está chegando ao final desses 10 anos para dar segmento a decisão judicial.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário