sábado, 16 de julho de 2016

Aniversariante de hoje é o ex-prefeito Erivan Costa

Por Rogério Villar


Hoje dia 16 de julho, dia em que a nossa mãe, Nossa Senhora Aparecida chega em Lagoa Nova, é um dia especial para os lagoanovenses que registram também e parabenizam por mais um ano de existência o ex-prefeito Erivan Costa.
Esta data, porém é singular, pois ele completa 61 anos de existência, destes sendo quase 33 anos de vida pública, todos dedicados a esta terra.
Erivan Costa é um líder nato e aprovado pela história política da cidade de Lagoa Nova. Assim podemos falar sobre o Ex - prefeito por 04 mandatos Erivan Costa. Político Nato, Erivan de Souza Costa iniciou sua Carreira Política na maior cidade da Serra de Santana no ano de 1982, sendo Eleito Prefeito de Lagoa Nova, pela primeira vez em 15 de Novembro de 1982. Erivan começou sua vida política sucedendo Chicó Bernardino. Erivan Costa tinha na época, 27 anos de Idade e Teve como seu primeiro Vice- Prefeito Josué Vitor de Medeiros. Em seu primeiro mandato, que duraram 06 anos, o simples carregador de água e filho de um simples policial militar mostrou determinação e já iniciou com obras sua primeira gestão. Obstinado, Erivan construiu a Primeira Praça do Município, Reformou a Escola João XXIII, pavimentou as primeiras ruas da cidade em um total de 10 Ruas. Sempre muito atento à educação, pilar forte para o desenvolvimento, Erivan também construiu a Escola do Bairro Jesus Menino, Escolas dos sítios Macambira I e II, Sítio São Francisco, Ponta de Linha, Cabeço, da Santa Rita, Massangana, do Sitio Umarizeiro e ainda reformou as já existentes nas comunidades de Sitio de Dentro, Sitio Buraco de Lagoa I e II, Sitio Barro Branco, levando mais salas de aula e mais qualidade educacional deixando o município com uma baixa taxa de população fora da escola.

Na cidade, sempre olhando para o progresso, construiu o segundo matadouro e a Feira Livre que até hoje ainda mantém sua estrutura firme e aquece o comercio local da capital da Serra de Santana. Na maior comunidade da cidade, o distrito de Manoel Domingos, o prefeito das realizações construiu também a Delegacia de Polícia, e reformou o Mercado Público, levou telefone Público e ampliou o sinal para o Sitio de Dentro e Buraco de Lagoa. Na área institucional, mais obras importantes como a construção da atual sede da Secretaria de Educação, aquisição da Sede da Secretaria de Assistência Social, sede da atual Casa das Famílias, e Reformou a antiga Maternidade. Na frota de veículos, cuidado especial com a aquisição de 02 Ônibus, uma S 10, e um Ambulância. De origem pobre e sabedor das dificuldades que passa famílias carentes, O ex-prefeito também manteve sempre ativo em seus mandatos um trabalho de Assistência Social para todo o Município, além de criar programas como o de Corte de Terra para os Agricultores do Município, de Abastecimento D’água na Cidade e Zona Rural do Município e o Programa Municipal de Transporte Escolar, maior e mais audacioso projeto de apoio ao estudante de toda a região.

Na área política, sempre um grande vencedor, Erivan Costa, elegeu o seu sucessor em 1988, fazendo um simples funcionário da EMATER Genilson Pinheiro prefeito eleito da cidade. Mostrando mais apoio popular e liderança política, Erivan Costa em seguida retorna ao mandato em 1992, Tendo com seu vice- Prefeito Francisco Jerônimo de Medeiros e em 1997 entregou o Município ao ex prefeito e então adversário político Geraldo Evilásio de Araújo. Após oito anos, Erivan volta ao comando do município mais uma vez e desta vez com uma votação recorde em 2004, tendo como Vice- Prefeito Ronaldo Alves e vencendo as eleições com uma maioria de 1635 votos, permanecendo no mandato até 2012.

ão ainda fosse o bastante para ter comprovado toda sua força política, Erivan Costa lança seu assessor financeiro a prefeito e vence novamente as eleições, entregando os destinos de seu povo ao seu sucessor João Maria Assunção em janeiro 2013. Foram assim 18 anos no Comando do Município pela vontade livre e espontânea do Povo de Lagoa Nova e durante estes 32 anos assumiu por várias vez cargos importantes também na esfera estadual como a diretoria administrativa na Assembleia Legislativa. 

Mesmo com este vasto currículo, Erivan Costa sempre foi um cidadão simples, competente, honesto, responsável e sempre cumpridor dos compromisso assumidos com seu povo durante os 18 anos à frente de mandatos municipais. Para Erivan preservar o diálogo e principalmente com os poderes como Câmara de Vereadores foi sim um dos maiores segredos para enormes conquistas. Popular e também chamado pelo seu povo do pai da pobreza, Erivan viveu toda a sua vida no meio do povo, sempre morou em Lagoa Nova, terra que nasceu, cresceu e adotou como mãe até hoje. Durante os 18 anos sua maior marca e ajudar ao povo e cumpriu os seus compromissos, sempre procurando fazer por todos sem olhar a quem. Assim é Erivan, o líder maior da cidade de Lagoa Nova e responsável por 32 anos de progresso e bem estar de um povo amigo e acolhedor.

Parabéns Erivan Costa, parabéns Lagoa Nova!!