sábado, 4 de agosto de 2012

PM DESCARTA NECESSIDADE DE TROPA FEDERAL PARA ELEIÇÕES NO RN

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo, enviou documento a governadora Rosalba Ciarlini esta manhã (2) descartando a necessidade de apoio de tropas federais para garantia da segurança do pleito eleitoral deste ano.

No documento, o coronel argumenta que em todos os municípios do Estado há a presença de policiais militares e que a corporação tem plenas condições de, sozinha, garantir a segurança da votação e apuração em outubro próximo.

Em conversa com a equipe de reportagem do Nominuto.com, Araújo explicou que cada local de votação será guarnecido por dois policiais, que vigiarão as urnas, e mais, que o patrulhamento ostensivo nas cidades será reforçado com o pagamento de Diárias Operacionais.

Quando questionado sobre a formalização dos pedidos de apoio de tropas federais feitos por 45 dos 69 juízes eleitorais, o oficial lamentou a iniciativa. “Os magistrados pedem o reforço baseado no efetivo normal, mas para as eleições todos os policiais, de folga ou não, serão convocados extraordinariamente para atender a demanda”.

E mesmo contrário à necessidade de apoio de tropas federais, o coronel disse não haver entraves no trabalho em conjunto entre as corporações. “Os militares do Exército complementam nosso trabalho com diligências, diretamente ligada aos juízes, e mesmo dissuadindo ‘problemas’ apenas com a sua presença. Não há sobreposição de trabalho”, pontuou.
FONTE: NOMINUTO.COM
SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DISPONIBILIZA 17 VAGAS PARA PM’s DO RN INTEGRAREM FORÇA NACIONAL

A Secretaria Nacional de Segurança Pública disponibilizou para a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte dezessete vagas para PMs norte-riograndenses realizarem a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC).

Os dezessete Policiais Militares selecionados ficarão à disposição do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP) pelo período de um ano, prorrogável por 30 dias, com viagem prevista para o dia 13 de outubro do corrente ano.

As dezessete vagas são destinadas a Oficiais (3) e Praças (14), os quais serão submetidos a avaliação de saúde e física, além de comprovação de critérios para a seleção dos integrantes do efetivo da Força Nacional.

Para compor o efetivo da Força Nacional, o Militar não pode ter sido responsabilizado ou condenado pela prática de infração administrativa grave ou condenação penal pelos últimos cinco anos não deve responder a processo administrativo ou processo criminal na Justiça comum ou militar estar classificado, no mínimo, no comportamento “BOM” ser considerado “APTO” em inspeção de saúde e em teste de aptidão física realizados pela PMRN apresentar Certidão Negativa de Justiça Comum, Militar Estadual ou Corregedoria estar com as vacinas atualizadas possuir CNH, no mínimo na categoria “B” e não possuir Instrução de Nivelamento e Conhecimento (INC).

As inscrições para o Processo Seletivo para a Força Nacional serão realizadas no Quartel do Comando Geral da PMRN, na Diretoria de Pessoal, nos dias 06 e 07 de agosto (segunda e terça-feira), onde os Militares deverão se apresentar com um Memorando emitido pelo Comandante imediato, o qual informará possuir os requisitos necessários.

A relação dos dezessete Policiais Militares que irão compor o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública deverá ser encaminhada à SENASP no dia 31 de agosto do corrente ano.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMRN
Ministro da Justiça recebe representantes da ANASPRA

A diretoria da Associação Nacional de Entidades Representativas de Praças Militares Estaduais foi recebida na tarde da última terça-feira (31) pelo Ministro da Justiça Dr. José Eduardo Cardoso em Brasilia. A reunião atendia ao requerimento da ANASPRA, que pleiteava a discussão sobre a seguinte pauta
1) Fim da aplicação de Sanção Disciplinar cerceadora de liberdade – Fim das penas de detimento e prisão no âmbito das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. Com a proposição de emenda ao Decreto Federal 667/69 – R 200;
2) O voto em trânsito válido para os Militares Estaduais. Proposta junto ao MJ para a viabilização da validação do voto do Policial Militar e do Bombeiro Militar que, nos dias de eleição, trabalham em locais diferentes de seus domicílios eleitorais.
Participaram da reunião o Subtenente P. Queiroz (Presidente da ANASPRA) e Soldado Rogério do CE, Sargento Eliabe e o Soldado Maribondo do RN, O Sargento Heder e o Subtenente Gonzaga de MG, Cabo Michel do DF, Sargento Aragão – Deputado Estadual no TO, Sargento Soares – Deputado Estadual em SC.

Essa foi a primeira vez que um Ministro da Justiça recebeu formalmente Praças Policiais Militares e Bombeiros Militares. Segundo o próprio Ministro José Eduardo Cardoso é um espaço importante que está se estabelecendo e que deve ser mantido.

Sobre as proposições apresentadas, o Ministro assumiu o compromisso de analisar as propostas e dar, posteriormente um posicionamento sobre o assunto. Sugeriu por fim, quando foi abordada a necessidade de se regulamentar a Jornada de Trabalho para os Policiais Militares e Bombeiros Militares, que a ANASPRA encaminhe ao MJ uma proposta que regule a Jornada de Trabalho.

Outros assuntos foram citados e comentados demonstrando a necessidade de novas reuniões para o encaminhamento de proposições que visam a melhor organização e atuação dos trabalhadores da segurança pública.
FONTE: ASSOCIAÇÃO DE SUBTENENTES E SARGENTOS