quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Delegado critica morosidade em processo e liberação de presos acusados de tráfico


Por Sd PM J. Júnior
Fonte: Portal BO

O titular da Delegacia Especializada em Narcóticos, Odilon Teodósio, criticou a morosidade em um processo criminal contra uma quadrilha desbaratada em 2009, mas que boa parte já está em liberdade. Os mesmos réus nesse processo, de acordo com o delegado, voltaram a praticar crimes. Um deles foi preso nesta terça-feira (6), durante a Operação Independência.

Gilian Nascimento da Silva, de 26 anos, é membro de uma família de traficantes, composta por quatro irmãos. Além de Gilian, os acusados são Manoel Tonieldo Nascimento, Elton John Nascimento e Carlieldo Nascimento. Este último foi assassinado.
“Esses irmãos eram integrantes da quadrilha de Senhor, desbaratada em 2009 na Operação Lord. Infelizmente, eles podiam já terem sidos condenados e estarem presos. Mas, em virtude da demora na 1ª Vara Criminal, ainda não foram julgados e ganharam estão praticando novos crimes”, relata Odilon Teodósio.
Manoel Tonieldo, conhecido por Sorriso, de acordo com o delegado, ainda está solto. O outro integrante da família, o Elton John, também conhecido por Tinho, estava preso em Alcaçuz, após ter sido detido cometendo crime há alguns meses em Canguaretama.

“Muitos dos criminosos que prendemos durante a Operação Lord foram soltos e vários deles foram presos depois por outros crimes”, destaca o titular da Denarc. Odilon Teodósio explicou que os traficantes apenas mudam de lugar ou de ponto, mas sempre voltam a praticar crimes nas ruas.
O delegado falou ainda da falta de estrutura para conseguir investigar e prender quadrilhas de traficantes. “Nós estamos ansiosos pela convocação dos novos policiais civis. Já disse ao delegado geral que a Denarc precisa de pelo menos dez agentes. Se ganharmos esse efetivo eles tiverem vontade de trabalhar, todo mês teremos quadrilhas presas”, afirma.

Presos em Santana do Matos confessaram o crime de sábado (03)


André entrando na viatura com destino à DP Caicó ontem a noite - FOTO: Francisco Damião via site Edilima Freire

Os dois homens que foram presos no fim da tarde desta terça-feira (06) em Santana do Matos-RN acabaram de confessar o homicídio ocorrido no último sábado naquela cidade.André Luiz da Cunha, de 20 anos, natural de São Gonçalo do marante-RN, foi preso no Sítio Tapuia, zona rural de Santana do Matos, já o menor foi preso em sua própria residência, também naquela cidade.
André é uma figura conhecida da polícia de Caicó, uma vez que, em 2010 ele era um dos assaltantes que agiu contra a pessoa conhecida como “Testinha”, que naquele ano trabalhava na emissora Rádio Solidariedade, 106 FM, que na época, após a ação, ficou detido no CEDUC.André e o menor foram ouvidos por algumas horas por um representante do Ministério Público e pelo Delegado Regional, Dr. George Leão, onde vieram a confessar o crime que vitimou o pedreiro José Leão Silva Xavier de 37 anos, alegando que queriam apenas o dinheiro da vítima, 300,00 (trezentos) reais que havia em sua carteira, que foi dividido entre os dois, sua moto CG honda tipo Today ano 99 e, a qual foi abandonada na zona rural, ainda seu celular, que segundo eles, jogaram dentro de um açude, além de uma rixa que a vítima tinha com o acusado.No domingo (04), o Sargento Da Silva e sua equipe de policiais já haviam apreendido a moto da vítima tipo Honda Today de cor vermelha ano 1999, que foi levada no dia do crime, além de um suspeito, o qual foi ouvido na DP de Caicó e liberado posteriormente.Os réus confesso foram presos por uma equipe de Policias Militares da cidade de Santana do Matos-RN, comandada pelo Sargento Da Silva, onde neste momento, conduzem os acusados para a Delegacia de Polícia Civil de Caicó, onde ficarão à disposição da justiça, e provavelmente, o maior será transferido para a Penitenciária Estadual do Seridó – O Pereirão, já o menor, para o CEDUC.