segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O ano de 2013 soma 17 PMs feridos e seis mortos no RN


Desde janeiro de 2013, 17 policiais militares foram baleados e outros seis morreram no Rio Grande do Norte. Os dados foram divulgados pela Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar à Inter TV Cabugi. O número de feridos aponta um aumento em relação ao ano passado. As mortes, porém, registraram queda de cerca de 30%: foram 11 PMs feridos e nove mortos em 2012.

Os dados preocupam a associação. Para Roberto Campos, que é presidente da categoria, a vulnerabilidade dos militares só aumenta. “Por mais que nós tenhamos comunicado, denunciado essa violência contra os servidores da segurança pública, em especial o policial militar, nada foi feito até o momento para tentar coibir ou diminuir essa violência”, afirmou.

Medo
As marcas de três tiros estão pelo corpo. O policial militar André Galdino estava em uma clínica em Parnamirim, na Grande Natal, quando três assaltantes chegaram. Ao perceberem que um dos pacientes era policial, os criminosos atiraram.

Dois meses depois, o soldado continua se recuperando. São vários exames e sessões de fisioterapias por fazer. No centro clínico da PM, ele diz que nem o corpo nem a mente estão preparados pra voltar ao trabalho.

Galdino afirma que precisou mudar de casa por medo de sofrer atentados. O policial de 29 anos, dos quais cinco passou na polícia, pensa em deixar a farda. ”O medo constante de trabalhar está acontecendo. Minha família pede todos os dias para eu sair da polícia. Penso todos os dias em fazer outro concurso, em deixar a instituição”, colocou.

O comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, não reconheceu a falta de material de segurança. De acordo com ele, todos os policiais têm equipamentos. Além disso, outros seis mil coletes à prova de balas serão adquiridos em 2014 para que os agentes possam, inclusive, usar fora de serviço.

No interior do estado os policias também são alvos de criminosos. No início de novembro, outro PM foi ferido em serviço. O soldado José Gurgel foi baleado no confronto com criminosos, que explodiram uma caixa eletrônico em Apodi, a cerca de 300 quilômetros da capital. Outros dois também foram baleados em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na última semana.

G1/RN

Polícia Civil do RN inaugura simulador de tiro para treinamento



A Polícia Civil do Rio Grande do Norte inaugura na manhã desta segunda-feira (02/12), um equipamento virtual para treinamento de tiros batizado de Sistema de Tomada de Decisões ou “Simulador de Tiros” como é mais conhecido. A solenidade de inauguração acontece a partir das 8h30, no prédio da Delegacia de Capturas (Decap).

O simulador de tiros virtual foi adquirido em agosto de 2012 através de um convênio de aproximadamente um milhão de reais com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com a finalidade de capacitar os policiais. O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Nordeste a adquirir o sistema de treinamento, que já funciona em outros cinco estados do país, dentre eles Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Amazonas.

O simulador funciona como uma espécie de vídeo game na qual o policial fica dentro de uma sala composta de três grandes painéis que projetam um cenário virtual em ambiente 3D. Durante o treinamento, os policias usam o próprio armamento, mas os disparos são efetuados por um laser. Também é utilizado um colete vibratório que é acionado caso o policial seja atingido por algum disparo.

A ferramenta vai permitir aos policiais simularem 32 situações de confronto diferentes. O objetivo é simular diversas situações de abordagem, que fazem parte da rotina do policial. Num ambiente virtual, os policiais treinam a agilidade, técnica e o melhor momento de reagir sem cometer erros, permitindo também se proteger em ocasiões de risco.

*Fonte: Assessoria / Degepol

Jovem foi preso com 381 trouxinhas de maconha em Natal e disse que era para consumo



Policiais da Rocam e da 2ª Equipe da Delegacia de Plantão Zona Sul fizeram um flagrante de tráfico de drogas, na tarde deste domingo (1º). Eliabe Matheus de Souza Andrade, de 20 anos, foi preso com 381 trouxinhas de maconha e alegou que não é traficante, afirmando que toda essa droga era pra consumo próprio. 

O flagrante foi feito após policiais da Rocam realizarem patrulhamento de rotina no Bom Pastor e receberem uma denúncia de um possível ponto de venda, localizado na rua Manoel Máximo. Os policiais militares então acionaram os colegas da Plantão Zona Sul e foram até o a residência indicada. 

De acordo com o tenente Lima, da Roca, no local, além das 381 trouxinhas de maconha, eles apreenderam duas balanças de precisão, um tablete de maconha, um revólver calibre 38, papel para embalar droga e R$ 989 em espécie. 

O agente Marcílio Laurentino, chefe de cartório da 2ª equipe, informou para o Portal BO que a Delegacia de Plantão já tinha recebido várias denúncias sobre esse possível ponto de venda de drogas, mas que até então não havia recebido o endereço preciso. 

Eliabe Matheus negou que seja traficante de drogas e alegou que é apenas usuário. A companheira dele, uma adolescente de 16 anos, também foi detida no local e chegou a dizer que a droga era dela, na tentativa de inocentar o namorado. No entanto, Eliabe acabou sendo autuado.

Fonte: Portal BO