sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Segurança do RN falida II


Viatura da cidade de Pedro Velho

As viaturas disponibilizada para prestarem serviço a sociedade através da Policia Militar do RN, estão sendo recolhidas pela Locavel por falta de pagamento.
A Foto acima mostra o momento em que a locadora recolhe a viatura da cidade de Pedro Velho, mas temos conhecimento que policiais de várias outras cidades passaram pelo mesmo constrangimento.  

A Segurança do Rio Grande do Norte está falida



Leia um desabafo de uma Delegada

O funcionamento das delegacias de Polícia Civil no Rio Grande do Norte, se torna a cada dia mais difícil. A falta de estrutura física nos prédios (delegacias) e de efetivo prejudica senssivelmente o atendimento à populaçã. Em Caicó, tomando por exemplo apenas uma das delegacias, a Especializada no Atendimento a Mulher – DEAM, pudemos constatar a situação de abandono por parte do órgão gestor do Estado.

No início do ano, a DEAM dispunha de um efetivo rasoável para o trabahos, eram cinco policiais, mas, a delegada que acabara de ser nomeada, e ua viatura em bom estado de conservação. Passado o primeiro semestre, a DEAM de Caicó, perdeu um policial e outro está para ser transferido para Natal, e a viatura foi encaminhada para a DP de Florânia.

No interior da delegacia, o gelágua está quebrado. O prédio não é próprio, pois pertence a DataNorte. Para se fazer uma possível reforma, existe uma burocracia grande a ser vencida.

Desabafo

Esta sema, o Blog encontrou o desabafo de uma delegada de Polícia. Ela se mostra frustrada por não conseguir implementar o trabalho que pensava quando ingressou na Polícia Civil.

Confira o que ela escreveu:

Desabafo da DPC da Polícia Civil do RN Taís Aires

Vendo na timeline tantas queixas desse DESGOVERNO me deu vontade de desabafar…

Escolhi ser Polícia por achar que tenho vocação (há um tempo atrás eu tinha certeza, hoje eu só acho…). Fiz o concurso, e assim como meus amigos tinha ideais e ideias para fazer uma Polícia diferente, atender aos locais mais distantes desse RN (nas brenhas, como costumamos falar aqui), melhorar o atendimento à população, melhorar o nível técnico jurídico das investigações e, consequentemente, do Inquérito Policial. Enfim, melhorar a vida das pessoas, seja resolvendo casos simples, seja prendendo e deixando bem amarradinho nas provas os piores bandidos, traficantes, estupradores, assaltantes…

Mas, infelizmente, todas essas ideias e ideais esbarram na TOTAL FALTA DE ESTRUTURA vivenciada pela Polícia Civil do RN.

Sempre disse que “quem quer arruma um jeito, quem não quer, arruma uma desculpa”. E é verdade! Diariamente vê-se nos noticiários ações positivas da polícia Civil, Operações, prisões, apreensões… E PODEM TER CERTEZA, SÓ ACONTECEM PORQUE NÓS, POLICIAIS ABNEGADOS, DAMOS UM JEITO. Com pouco mais de um ano de Polícia já participei de umas dez operações. Saí de casa de madrugada, pra botar minha cara na rua, logo depois voltei para trabalhar na minha delegacia normalmente, e NUNCA RECEBI SEQUER UMA DIÁRIA POR ISSO. Pelo menos uma vez por mês tirei plantões de 60 horas (um final de semana inteiro), para que a região não fique desguarnecida, para receber R$ 200, no máximo R$ 300,00. E QUANDO RECEBI… Foi a minoria das vezes… Já enchi cartucho de tinta com dinheiro do meu bolso, já comprei material de expediente… Já fiz campana no meu carro particular, me colocando ainda mais em risco do que a profissão exige.

ISSO TUDO PRA ILUSTRAR COMO DAMOS JEITO!

Mas tem uma hora que DAR JEITO cansa… E, infelizmente, tem coisas que, por mais que tenhamos boa vontade, NÃO CONSEGUIMOS DAR JEITO. Aí vem o desestímulo, a tristeza… Não é à toa que inúmeros policiais sofrem problemas como depressão, transtornos de ansiedade, alcoolismo etc… Trabalhamos em RISCO, sob muita PRESSÃO e com total FALTA DE ESTRUTURA!

Pra completar, esse mês não pagaram as funções gratificadas, e 1/3 de férias aos que faziam jus.

Estamos na iminência de ficar SEM PAPEL no almoxarifado, porque o Governo não está pagando aos fornecedores. Viaturas estão sendo recolhidas, por falta de pagamento do aluguel.

Poderia listar ainda inúmeros outros absurdos a que a PCRN é submetida…

AÍ ALGUÉM ME PERGUNTA: E pra que mostrar essas mazelas todas?? E eu respondo: pra população saber que quando nos queixamos ou fazemos greves e paralisações não é porque somos vagabundos, ou queremos ganhar muito dinheiro. É PORQUE QUEREMOS PRESTAR UM BOM SERVIÇO E NÃO CONSEGUIMOS!

Continuo zelando pela qualidade do meu inquérito e continuo atendendo bem a todos que chegam à minha delegacia, não importa o tamanho do problema ou da conta no banco… Porque isso não é mais que minha obrigação. Mas o “plus” fica cada vez mais difícil. Uma hora a PC vai ser obrigada por esse governo a parar…

Então VC QUE TEVE UM CARRO ROUBADO E NUNCA ENCONTRADO, VOCÊ QUE TEVE UM PARENTE ASSASSINADO E O CULPADO NÃO FOI PUNIDO, VOCÊ QUE REGISTROU BO E NUNCA FOI CHAMADO À DELEGACIA PARA RESOLVER SEU PROBLEMA, NÃO CULPE A POLÍCIA, NEM OS POLICIAIS POR ISSO…

Eu e muitos colegas não deixamos a peteca cair porque temos o ESPÍRITO GUERREIRO, respeitamos a população e as instituições que trabalham ao nosso lado e porque amamos o que fazemos (afinal, a melhor coisa do mundo é colocar pulseira prateada no vagabundo, né, Valente?). Mas está cada vez mais difícil e desestimulante…

Certa vez ouvi de uma grande amiga: “você é a pessoa certa na instituição errada. Uma andorinha só não faz verão”. E eu respondi e continuo respondendo… Certo ou errado é o lugar que escolhi estar e vou fazer de tudo para melhorá-lo. E com td certeza não sou andorinha só. TEM MUITA GENTE BOA NA PCRN. E ruim também, como em todo lugar. Mas essa revoada de Andorinhas está ficando enfraquecida de tanto voar nas intempéries do tempo.

PRECISAMOS QUE A POPULAÇÃO ESTEJA DO NOSSO LADO, pois vamos continuar lutando, pois como diz Karla Vivi, “OS GOVERNOS PASSAM, MAS A POLÍCIA É ETERNA”!

Desculpem o tamanho do desabafo, mas estava precisando compartilhar isso tudo, para que saibam o que passamos…

Do Blog: A delegada tem apenas um ano na segurança pública de nosso estado e já se encontra desmotivada, imagine ai quem já presta serviços nesta área a mais de 20 anos.