quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Assembleia quer que Governo do Estado envie Projeto de Lei de Promoção de Praças



A Lei de Promoção de Praças foi o assunto na sessão desta terça-feira (10), com o pronunciamento do deputado Gilson Moura (PROS), em apelo ao Governo do Estado para que envie o projeto para apreciação dos parlamentares. Os militares acompanharam a discussão das galerias da Casa, dentro da programação do movimento “Segurança com segurança” que cobra a aprovação da lei e melhores condições de trabalho.

E a lei estabelece os critérios e as condições que asseguram às praças da Polícia Militar (PM-RN) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RN) do Estado do Rio Grande do Norte o acesso e evolução na hierarquia policial e bombeiro militar, mediante promoção de forma seletiva, gradual e sucessiva. O planejamento deverá assegurar um fluxo de carreira regular e equilibrado. Foto: João Gilberto.

PM encontra plantação de maconha e prende três pessoas



Três pessoas foram presas em uma plantação de maconha, em Tibau do Sul, nesta terça-feira (10). A Companhia de Policiamento Ambiental recebeu informação da plantação em um local conhecido como Área de Parque de Pipa. Os policiais estavam fazendo levantamento e, na tarde desta terça-feira (10), um matagal pegou fogo na área indicada, gerando o flagrante.

A polícia aproveitou a situação do incêndio para surpreender a quadrilha que ocupava uma área de 60 m². Foram presos o professor de capoeira Antônio Fábio Martins de Oliveira, de 38 anos, o agricultor Rafael Inácio da Silva, de 20 anos, e a mãe dele, Ana Maria da Silva, de 44 anos.

Antônio tinha sido preso por tráfico de drogas em Pernambuco, há 10 anos, e estava foragido daquele estado. De acordo com sargento Rodrigues, na residência que era usada como base pelos suspeitos, havia uma estufa, que servia para acelerar o crescimento dos pés de maconha.

No momento da abordagem, Ana Maria e Rafael estavam em casa e tentaram esconder a estufa, alegando que não sabiam o que era e nem de quem era, no entanto, revelaram que era de Antônio. Este alegou que era dono apenas de uma parte da maconha e que o restante era de Rafael e Ana Maria. Em levantamento feito local, a polícia encontrou mais de 10 pés de maconha.

Fonte Portal BO

Deputados aprovam PEC que destina orçamento para Segurança



A Assembleia Legislativa aprovou, em segundo e último turno, pela unanimidade dos 22 deputados que participaram da sessão desta terça feira (10), o Projeto de Emenda Constitucional 06/2013, de autoria do deputado Walter Alves (PMDB), que acrescenta o Artigo 90-A na Constituição do Estado para instituir a aplicação de despesa orçamentária mínima nos órgãos integrantes do sistema de Segurança pública do Estado.

De acordo com o Artigo que foi acrescentado, “o Estado aplicará, anualmente, 9,5%, no mínimo, da receita corrente orçamentária nos órgãos integrantes do sistema de Segurança Pública do Estado”.

Segundo o autor da Emenda, o objetivo é dar maior efetividade às políticas governamentais de combate e prevenção à violência no Rio Grande do Norte, destinando esse percentual mínimo para que haja a devida implementação dos órgãos do Sistema de Segurança Pública.

Para Walter Alves, os profissionais da Segurança Pública vão poder desempenhar as suas funções com eficiência e eficácia. “A Emenda Constitucional resgata um dos direitos básicos do cidadão, previsto na Constituição Federal”. 

*Fonte: Assembleia Legislativa

Currais Novos: Jovem vitima de tentativa de homicídio a bala foi transferido para Natal



Por volta das 18h30 desta terça-feira (10/12/13) uma tentativa de homicídio foi registrada na Rua Primo Martins, Bairro Sílvio Bezerra de Melo tendo como vítima o jovem REGINALDO LUIZ DE OLIVEIRA DE 19 ANOS VULGO PEBINHA residente na Rua construtor Manoel Cardoso, 107, Bairro Gilberto Pinheiro que foi atingido por um disparo de revólver, possivelmente calibre 38, na perna esquerda.

PEBINHA disse a nossa reportagem que não conhecia o atirador e que o alvo seria o seu amigo de 18 anos que estava com o mesmo no momento do atentado. Ele acrescentou que cerca de 04 disparos foram efetuados quase a queima roupa e que fugiram correndo e só depois percebeu que havia sido atingido.

Populares disseram aos policiais que dois suspeitos conhecidos no Bairro como AUGUSTO E ALAÔ foram vistos correndo próximo ao local. Pebinha confirmou que esse Alaô estava com o atirador, mas negou ter visto o Augusto.

Os policiais, apesar do protesto, estão nesse momento realizando diligências a procura dos acusados. A vítima recebeu os primeiros socorros no Hospital Regional Mariano Coelho, mas devido algumas complicações do ferimento foi transferido para Natal.


Fonte e fotos: Sd PM J. Júnior

Com estilo de oficial arrojado, Major Silva Neto diz que movimento "Segurança com Segurança" é legítimo


Major Silva Neto concedendo entrevista sobre o movimento

O movimento “Segurança com Segurança” foi iniciado em algumas cidades do interior do Estado nesta terça-feira e segundo informações do Soldado Aderlan Medeiros, Presidente da Associação dos Praças da Policia e Bombeiros Militares do Seridó (APBMS), as principais cidades da Região do Seridó, Caicó e Currais Novos estão com viaturas estão sem condições de uso e os Policiais assumiram o serviço mais se recusaram a usa-las por falta de segurança. 

Na cidade de Caicó as viaturas e equipamentos de quase todas as unidades militares estão em péssimas condições de uso e por isso os policiais militares aderiram ao movimento “Segurança com Segurança”, no qual o Estado primeiro deve garantir a segurança dos PM’s para que depois estes, em plenas condições de trabalho, possam realizar a segurança da sociedade. 

Com boa parte da frota paralisada por falta de condições, o Major PM Silva Neto, Comandante do 3º DPRE, em entrevista disse que “o movimento é legítimo” e admitiu que as viaturas não estão em boas condições, mas que os policiais não se recusavam a trabalhar, apenas reivindicavam melhores condições de trabalho.