sexta-feira, 1 de junho de 2012


MP e Polícia Civil apreendem 21 armas e documentos em casa de vereador
Foto: Divulgação


*Fonte: MP/RN

Na manhã de ontem, 31, em operação da Polícia Civil com apoio do MPRN, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e 02 mandados de prisão nas cidades de Assu/RN, Itajá/RN e Guamaré/RN. O objetivo da ação conjunta foi apreender armas de fogo relacionadas a crimes na região.

Foram apreendidas 21 armas de fogo, munições de diversos calibres, inclusive de uso proibido, além de documentos na residência do presidente da Câmara Municipal de Assu/RN, vereador Odelmo Rodrigues de Moura.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na zona rural e urbana, bem como no gabinete da presidência da Câmara de Vereadores de Assu/RN. Saulo de Tasso Rocha Lopes, além de preso em flagrante delito, teve também contra si decretada prisão temporária pelo prazo de 30 dias. Foi igualmente preso o foragido da justiça já condenado Josian Pimentel da Silva, que se encontrava em uma das propriedades alvo das buscas.

Foram presos em flagrante, por posse ou porte ilegal de arma de fogo e/ou munições: Odelmo de Moura Rodrigues, Francisco Cesar da Silva, José Josemar da Silva, Magno Valério Silva Florentino, Teófilo Fonseca Neto, Lindomar Adelino da Fonseca, Seginaldo Batista da Silva, Evandro Fonseca de Oliveira e Luiz de França da Fonseca Filho. Após as diligências, o MP e a Polícia Civil analisarão as evidências coletadas para a tomada das medidas judiciais cabíveis.

A operação foi coordenada pelo Delegado Odilon Teodósio dos Santos Filho, titular da Divisão de Polícia Civil do Oeste – DIVPOE - e contou com a participação de 140 policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães, bem como 05 promotores de justiça, incluindo integrantes do GAECO - MPRN, evidenciando a eficiência do trabalho integrado e demonstrando a importância do poder investigarivo do Ministerio Público. 

Polícia invade casa de assaltantes e encontra metralhadora e farda da PM
Foto: Sérgio Costa

Uma metralhadora ponto 45, uma espingarda de pressão, vários carregadores de diversos calibres, coletes balísticos, perucas e uma farda da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Este foi o resultado de uma investida realizada pela polícia na noite desta quarta-feira (30), em uma casa localizada em um residencial, na rua Irineu Costa, no conjunto Satélite, zona Sul de Natal.

A equipe do 5º Batalhão fazia uma perseguição após receber uma informação de um veículo tomado de assalto em Capim Macio. O carro estava conectado com um dispositivo de rastreamento e foi monitorado por uma empresa de segurança.

Quando os PMs chegaram ao endereço informado pelo GPS, (Sistema de posicionamento Global), os suspeitos abandonaram o veículo, mas deixaram para trás o QG do crime. A casa estava aberta e com vasto material espalhado nos dois cômodos existentes. Eram documentos, máquina de reprodução de cartões de crédito, armas, munições, carregadores e dois veículos, sendo um tipo Golf e um Corolla.

De acordo com o sargento Pontes, os suspeitos tiveram tempo de estacionar veículo roubado e fugirem. No entanto, não conseguiram fechar a residência usada como esconderijo deixando para trás todo o material utilizado nas ações criminosas.

“Acredito que o local era usado como ponto de apoio de uma quadrilha de assaltantes que age em toda Natal e no interior. O que mais impressionou a nossa equipe foi o poder de fogo que estavam sendo usado pelos bandidos”, relatou.

Além de todo o material, os policiais encontraram um computador portátil ainda ligado com informações pessoais de um dos fugitivos.
Depois de feita uma varredura em toda a zona Sul, as equipes da polícia não conseguiram localizar os moradores do local. Alguns vizinhos foram ouvidos, mas não souberam informar detalhes sobre o comportamento das pessoas que viviam ali.
Banco do Bradesco de Tamboril/CE explodido por bandidos

Prédio do Banco foi parcialmente destruido pela explosão
Na madrugada desta quinta-feira (31), moradores de Tamboril, a aproximadamente 300 km de Fortaleza viveram momentos de pânico. Eram por volta de 2h da madrugada quando, segundo populares, mais de 20 indivíduos fortemente armados invadiram a cidade, metralharam a delegacia local e explodiram mais uma agência bancária - a 40ª no Ceará, somente em 2012. 

Enquanto uma parte do grupo bloqueava a ação da polícia metralhando a Delegacia Municipal de Polícia Civil da cidade e as viaturas estacionadas no pátio, o restante da quadrilha explodia a agência bancária e roubava o dinheiro de lá. Ainda não foi possível contabilizar os prejuízos causados pelo assalto. 



Segundo funcionários da delegacia, os disparos foram efetuados por armas de grosso calibre, como fuzis e calibres 12. De acordo com informações preliminares, os indivíduos deixaram a agência bancária praticamente destruída nesta ação. 

Após o crime, os acusados fugiram em cerca de oito carros e tomaram rumo ignorado. Nenhuma via de acesso à cidade foi bloqueada. Não há registro de feridos, até o momento. Neste instante, a polícia realiza diligências no intuito de localizar e capturar os criminosos. 

DN Online - Fotos: Polícia Militar do Ceará