terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Operação prende quadrilha de traficantes na Toca da Raposa

Polícia Civil, através da Delegacia de Narcóticos, desarticulou mais um bando.

Por Thyago Macedo
Foto: Thyago Macedo

Delegado Odilon Teodósio, da Denarc.

A Delegacia Especializada em Narcóticos desarticulou uma quadrilha que vinha agindo há mais de um ano em Natal e Parnamirim. O bando tinha como base a Toca da Raposa, em Nova Parnamirim, e era comandado por Mariano Rosado Xavier, de 35 anos, que morreu no último sábado (3), após ser preso com droga.
Na operação de hoje, 150 policias cumpriram 12 mandados de busca e apreensão e mais quatro mandados de prisão. De acordo com o delegado Odilon Teodósio, titular da Denarc, a quadrilha vinha sendo investigada há três meses. Ele explicou que a Polícia Civil realizava trabalho de monitoramento e estava identificando um por um dos integrantes da organização.
A partir da morte de Mariano, o delegado Odilon Teodósio decidiu adiantar a operação que estava sendo planejada. Por isso, os policiais saíram para cumprir os mandados na manhã desta terça-feira (6).

Um dos pontos que teve mandado de busca e apreensão expedido foi a casa de Mariano na Toca da Raposa. “Ele tinha um primeiro andar lá e comandava o tráfico. Essas pessoas que foram presas trabalhavam para Mariano”, contou o delegado Odilon Teodósio, que comandou a operação.

Ainda de acordo com ele, foram presos por força de mandado de prisão Erenilson Porfírio da Costa, o “Nilsinho, apontado como braço direito de Mariano; José Anselmo de Lemos Neto, o “Orelha”; Vilanilson Sales de Lima; e Darli da Costa Armindo. Os policiais ainda trabalham para localizar a quinta pessoa que teve mandado de prisão expedido, por isso o nome dele não foi divulgado.

“Esperamos indiciar pelo menos oito pessoas dessa quadrilha. Mas, a partir dessas prisões e apreensões é que vamos dar continuidade ao trabalho e saber qual a participação de cada um”, completou o titular da Delegacia Especializada em Narcóticos. Durante a operação, a polícia apreendeu também objetos, como TV de Plasma, armas, com uma pistola calibre 380 que estava em poder de Orelha, e uma pequena quantidade de crack e cocaína.

A polícia também apreendeu uma motocicleta Honda Titan e aproximadamente R$ 7 mil em espécie, a maior parte, R$ 5 mil, estava em poder de Erenilson Porfírio, o “Nilsinho”, que teria ficado responsável pela venda da droga de Mariano, juntamente com a mulher do traficante morto.
Desaparecimento
O delegado Odilon Teodósio informou ainda que a quadrilha será investigada, a partir de agora, pelo desaparecimento do jovem Deivison Patrick Souza da Silva, de 28 anos. Ele está sumido desde o dia 28 de fevereiro e, de acordo com familiares, era usuário de drogas, tendo como fornecedor uma boca de fumo na Toca da Raposa.

“Esse rapaz foi visto pela última vez quando foi até um desses pontos da Toca da Raposa comprar droga. Ele estava em uma motocicleta de empresa de Moto-Escola na qual dava aula. Desde então não deu mais notícias e a família está a sua procura. Nós encontramos a moto do jovem em poder de um integrante dessa mesma quadrilha, conhecido por Pio”, completou Odilon.

Proerd forma mais doze mil crianças multiplicadoras de prevenção

Evento será no dia 17 deste mês, no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte.

Por Redação
*Fonte: Sesed/RN

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), promoverá solenidade de formatura dos alunos atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar, no dia 17 de dezembro de 2011 (sábado), às 9 horas, no Ginásio Poliesportivo Nélio Dias, na zona Norte de Natal.
Com nove anos de atuação efetiva do Proerd no Estado, já se constata uma postura diferenciada no comportamento dos alunos beneficiados pelo Programa, tais como: respeito à família, aos companheiros, aos idosos, aos professores, a valorização do patrimônio (carteiras, paredes das escolas e materiais de uso coletivo), do material didático, tornando-se cidadãos mais críticos, mais participativos e mais atuantes.
Os alunos do Proerd tornam-se ainda multiplicadores de prevenção ao uso de drogas, repassando aos seus familiares e amigos as informações referentes a todo o ensinamento de sala de aula durante os quatro meses de aplicação do Programa. Participarão 12 mil crianças na faixa etária de 9 a 12 anos, alunas do 5º. Ano do Ensino Fundamental das redes públicas de ensino, no município do Natal.
A solenidade contará com apresentações culturais e exposição da Quinta Mostra de Prevenção, onde estarão representantes das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Cavalaria, Canil, Teatro das Absolutas da PM e Banda Geração Proerd.

Eletrocenter abraça “Patrulheiros Mirins” e assume recuperação de salas da sede do projeto no EEJA


Uma das maiores lojas do ramo de material de construção do Seridó, a Eletrocenter-Redecon acaba de lançar mais uma de suas ações sociais. Através do seu diretor-presidente, Francisco Torres a empresa estará proporcionando a reforma de duas salas de aula, da Escola Estadual Joaquim Apolinar (EEJA), para servir de apoio ao projeto “Patrulheiros Mirins”, que é idealizado pela Associação dos Policiais Militares do Seridó (APBMS) com o 6º Batalhão da Polícia Militar em Caicó. A idéia surgiu do próprio empresário e contou com a sensibilidade do comandante da PM, Major Walmery Costa e do soldado Vale, coordenador do projeto.

Chico Torres fez questão de entregar pessoalmente a doação dos materiais, e visitar as novas instalações do projeto, nesta tarde de segunda-feira (05). Ao Blog, ele explicou que a Eletrocenter está entrando com todo o material de construção necessário para a obra. “Já trouxemos o suficiente para a reforma das duas salas, mas se faltar, mandaremos mais. Isso é apenas o começo, e queremos estar mais presentes destes projetos importantes para Caicó”, explicou.

Já a reforma contará com a participação de voluntários e pessoas que participaram do projeto. Esta não é a primeira vez que a Eletrocenter se envolve em projetos sociais. Em anos anteriores, através de parceria com a Rádio Caicó AM, foi responsável pela reforma de alguns banheiros, principalmente de residências de famílias carentes em Caicó. Chico Torres já adiantou que tem mais novos desafios pela frente.
 Fonte: Marcos Dantas
 
Do Blog: Parabenizamos pela grande iniciativa deste comerciante, esperamos que sirva de exemplo para os demais da região do seridó, pois, só assim, os nossos adolescentes estaram sendo adotados por pessoas que lhe farão o bem. 

Senhor de 72 anos é autuado por posse ilegal de arma de fogo


Por Sd PM J. Júnior
Fotos: J. Júnior
A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência por volta das 21h00minh desta segunda-feira (05/12) em que um senhor estaria embriagado numa residência na Rua Pernambuco, Bairro Santa Maria Gorete, C. Novos praticando desordens. Chegando ao local os Policiais encontraram o senhor BRAZ MARTINS DE ARAÚJO DE 72 ANOS, com sinais de embriaguez na residência da ex- esposa de quem está separado há cerca de 06 anos.
A senhora passava mal e precisou ser atendida por familiares. Seu Braz queria entrar na residência, mas a ex- esposa se recusou a deixá-lo entrar. O filho do mesmo acompanhou a guarnição até a delegacia e entregou aos policiais uma arma de fogo tipo garrucha calibre 22 com 02 munições intactas que pertence a o senhor.
Seu Braz disse que há vários anos possuía a arma e teria adquirido na época que morava na zona rural e a utilizava para se defender. Ele acrescentou que nunca ameaçou os familiares e que está sem residência e pediu para guardar seus pertences e ficar um tempo na residência dos familiares até arrumar outro lugar.

Jovem invade casa para roubar, fica preso em portão e morre

Uma morte inusitada foi registrada pela polícia, na noite deste domingo (4), no bairro de Lagoa Nova. Um jovem ainda não identificado invadiu uma residência para roubar, ficou preso em portão e acabou morrendo. De acordo com a polícia, o rapaz morreu por asfixia após a camisa ficar entre as grades do portão.
O caso foi registrado por volta das 19h, entre as rua dos Potiguares e avenida Capitão Mor Gouveia. Segundo informações do sargento Aristófanes Juvenal, do 5º Batalhão da Polícia Militar, o acusado tinha invadido a residência e furtado alguns objetos.
Na fuga, ele tentou arrombar o portão que estava fechado com cadeado. “Ele tentou abrir o portão por baixo, mas acabou ficando preso e foi sufocando até morrer. Os proprietários da casa tinham ido para a missa e quando voltaram encontraram essa situação”, declarou o policial.
O jovem estava sem nenhum identificação e foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), onde ainda está aguardando para ser identificado e, logo depois, liberado.
 
Fonte: Portal BO