terça-feira, 28 de maio de 2013

Cangaceirismo moderno: ação de bando em Princesa Isabel deixa cidades sitiadas


Comércio fechado, aulas suspensas, carros metralhados, casas e prédios públicos com marcas de bala. Esse foi o saldo após a invasão de um bando, formado por cerca de 20 criminosos, que assaltou agências bancárias e casa lotérica no final da manhã desta terça-feira (28), na cidade de Princesa Isabel (a 430 quilômetros de João Pessoa, no Sertão da Paraíba).

Vestidos com o fardamento das Forças Armas, os bandidos chegaram em duas camionetas e invadiram as agências do Bradesco e Banco Brasil. O prédio do Ministério Público local foi metralhado. O valor levado pelos criminosos ainda não foi divulgado pelas agências bancárias.

Cidades da divisa da Paraíba e Pernambuco estão sendo vasculhadas por policiais civis e militares dos dois estados. Informações da Polícia Militar são de que os bandidos fugiram com destino a cidade pernambucana de Flores, que faz limite com Princesa Isabel e fica a 8 quilômetros da sede da cidade paraibana.

“Portas de vidro do MP foram quebradas. Carros que estavam nas ruas foram alvo dos bandidos. Um ônibus escolar, além de casas também metralhados”, disse a jornalista Sabrina Barbosa, moradora da cidade, acrescentando que 12 pessoas que estavam dentro de uma escola foram feitas reféns, mas liberadas minutos depois por integrantes do bando.

Durante a ação criminosa, os assaltantes cortaram o fornecimento da energia elétrica da cidade e parte da rede de telefonia local.

A polícia foi acionada e houve um intenso tiroteio. O comandante geral dos batalhões sertanejos, coronel da Polícia Militar Almeida Rosa, revelou que os bandidos fugiram levando cinco reféns, mas foram liberados em uma rodovia local. Um carro utilizado na fuga foi incendiado e deixado no meio da pista, para dificultar a perseguição policial.

Foto: Bandidos queimaram carro na rodovia para evitar fuga

“Quando os bandidos entraram em uma das agências, um idoso que temia ser baleado ofereceu dinheiro aos bandidos, mas um deles disse: ‘Não queremos seu dinheiro. Mas, o do governo’. E continuou com a ação criminosa”, comentou Sabrina Barbosa.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da 98 FM, o prefeito de Princesa Isabel, Domingos Sávio, desmentiu a informação de que teria sido sequestrado. Ele revelou que estava na sede da prefeitura, quando os bandidos começaram as ações criminosas no Banco do Brasil, que fica ao lado. Depois, a investida dos bandidos seguiu contra a agência do Bradesco e também em uma casa lotérica. "Fiquei trancado para me proteger. O gerente de um dos bancos foi sequestrado, mas já está libertado", revelou.

Sávio falou ainda que foram cerca de 45 minutos de troca de tiros com armamentos pesados, mas não há registro de vítimas fatais ou feridas. "Agora, a situação está tranquila, sob controle e a polícia está fazendo as buscas para localizar os acusados, que fugiram em direção à Pernambuco e provavelmente vestiam roupas do Exército", disse o prefeito.

Fonte: Portal Correio

Bando invade cidade da PB e faz arrastão em bancos; tiroteio durou quase 1h


Princesa Isabel fica próxima das divisas com PE, no Sertão

Um bando composto por cerca de 20 homens fortemente armados fez um arrastão no município de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, no final da manhã desta terça-feira (28). De acordo com o comandante geral dos batalhões daquela região, coronel PM Almeida Rosa, as agências bancárias do Bradesco, Banco do Brasil e Casa Lotérica foram assaltados pelo bando.

A cidade ficou sem comunicação, por conta de um corte na rede de telefonia, para evitar contatos dos bandidos com outras pessoas. A ação dos bandidos foi feita de forma simultânea. A Polícia investiga participação de bandidos de Pernambuco e da Paraíba.

Segundo o comandante, houve reféns, como também um intenso tiroteio envolvendo as autoridades e os bandidos. Toda a PM da região e até mesmo equipes policiais de Pernambuco estão trabalhando nessa ocorrência para deter os responsáveis.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da 98 FM, o prefeito de Princesa Isabel, Domingos Sávio, desmentiu a informação de que teria sido sequestrado. Ele revelou que estava na sede da prefeitura, quando os bandidos começaram as ações criminosas no Banco do Brasil, que fica ao lado. Depois, a investida dos bandidos seguiu contra a agência do Bradesco e também em uma casa lotérica. "Fiquei trancado para me proteger. O gerente de um dos bancos foi sequestrado, mas já está libertado", revelou.

Sávio falou ainda que foram cerca de 45 minutos de troca de tiros com armamentos pesados, mas não há registro de vítimas fatais ou feridas. "A situação está tranquila, sob controle e a polícia está fazendo as buscas para localizar os acusados, que fugiram em direção à Pernambuco e provavelmente vestiam roupas do Exército", disse o prefeito.

O delegado da regional de Patos, Danilo Orengo, disse que tudo ainda está sendo apurado. Ele informou que a quantidade de homens que aterrorizou a cidade pode ser de até 20 bandidos.

Pânico em toda a cidade

Comerciantes fecharam os estabelecimentos e moradores ficaram assustados com o barulho de tiros, além do grande tumulto no município.

A moradora da cidade, professora Maria José, relatou ao Portal Correio que presenciou momentos de pânico e que precisou fechar a escola particular onde trabalha para proteger as crianças. "Foram situações de terror, nunca ouvi tantos tiros. Fechamos a escola para proteger as crianças", disse a professora.

A cidade de Princesa Isabel fica no Sertão paraibano, na divisa com Pernambuco. Ao norte, faz fronteira com os municípios paraibanos de Nova olinda (54 km), Pedra Branca e Boa ventura. Ao sul, é limite com os municípios pernambucano de Flores (6Km), Triunfo (3Km) e Quixaba (8Km). Ao leste, com Tavares (18Km), na Paraíba. E a oeste com São José de Princesa (6Km) e Manaíra (8km), também na Paraíba.

Por essa localização, o município de Princesa Isabel é considerada rota de fuga para o estado de Pernambuco. 

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, solicitou ao Governo de Pernambuco reforço policial.