terça-feira, 30 de abril de 2013

PM apreende 84 armas de fogo e 474 munições no mês de abril



Neste mês de abril, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte já retirou de circulação 84 armas de fogo e 474 munições de diversos calibres, além de três simulacros de armas utilizadas para o cometimento de crimes e um colete balístico.

A maior apreensão de armas e munições no mês de abril ocorreu na última semana, tendo sido 33 armas e cerca de 200 munições apreendidas entre os dias 22 e 28 de abril. Com as apreensões, a PMRN contabilizou uma média de 3 armas apreendidas por dia em todo o Estado e aproximadamente 17 munições/dia nos vinte e oito dias decorridos do mês de abril.

Em relação ao tráfico de drogas, a Polícia Militar do RN apreendeu 222 pedras de crack e um tablete com peso 0,5 kg da droga, contabilizando aproximadamente 3 kg de crack. Ainda foram apreendidos 5,5 kg de maconha e 600 gramas de crack, no total de 9 kg de drogas e entorpecentes, além de duas balanças de precisão.

A Polícia Militar do RN ainda realizou a captura de 29 foragidos da Justiça, os quais possuíam mandados de prisão em aberto e se encontravam fugidos do sistema penitenciário do Estado. A PMRN ainda recuperou 61 veículos roubados em todo o Estado, os quais, após procedimentos legais, foram devolvidos aos seus respectivos proprietários. 

*Fonte: Assessoria / PM

ACS-PM solicita delegado especial para investigar crimes contra PMs no RN


A diretoria da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar se reuniu, nesta segunda-feira (29), e decidiu tomar novas providências contra a violência registrada contra policiais militares e seus familiares, nas últimas semanas. A ACS-PM/RN vai solicitar junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social que seja criada uma comissão especial para apurar assaltos, homicídios e atentados contra policiais. 

O presidente da Associação, soldado Roberto Campos, informa que toda diretoria, incluindo os assessores jurídicos da entidade, entende que é preciso ações mais enérgicas no enfrentamento à criminalidade. “Recentemente, tivemos um caso emblemático, em que a casa de um PM foi invadida por assaltantes, a esposa dele foi agredida e vítima de terrorismo e, mesmo policiais militares tendo identificado e prendido os suspeitos, eles acabaram sendo liberados pela Polícia Civil”, comenta Roberto. 

De acordo com ele, situações como essas não podem se repetir, pois cada vez mais passam sessão de impunidade para os bandidos e desmoralizam as polícias. “Além desse caso, tivemos vários atentados contra policiais neste ano e até mesmo homicídios. Então, não podemos ficar de braços cruzados”, completa o presidente da ACS. 

Na reunião desta segunda-feira, a Associação decidiu que vai acionar órgãos como Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), bem como os Direitos Humanos, para realizar uma reunião com o secretário estadual de Segurança, Aldair da Rocha, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva. “Nesta terça-feira (30), estamos enviando ofícios para essas entidades e esperamos que na próxima semana consigamos esse encontro de todos. Nosso objetivo é que a Sesed crie uma comissão especial ou designe um delegado para investigar a violência contra policiais”, disse o soldado Roberto Campos.