sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Foi água! Chuva chegou a 120 mm em Caicó


registros chuvasA cidade de Caicó e a região do Seridó foram abençoadas com as maiores chuvas, até o momento, nesse início de 2016. Na capital do Seridó, os registros superam os 100 milímetros na maioria dos pontos de captação. Confira alguns dos registros:



120 mm: Bairro Soledade (Caicó)
112 mm: Vila II do Sabugi (Caicó) e sítio Assembleia (Jardim de Piranhas)
111 mm: Bairro Boa Passagem (Caicó)
102 mm: Bairro Walfredo Gurgel (Caicó) e conjunto Serrote Branco (Caicó)
98 mm: Estação Ecológica do Seridó (Serra Negra do Norte)
97 mm: Serra Negra do Norte (zona urbana)
92 mm: Barragem Passagem das Traíras
90 mm: Fazenda Vida Nova (Timbaúba dos Batistas)
74 mm: Barra do Lajedo
70 mm: Itans (Pelicano)
65 mm: Fazenda São Bernardo (Caicó)
60 mm: São João do Sabugi (zona urbana)
30 mm: Sítio Jerusalém (São João do Sabugi)
22 mm: Santana do Seridó
20 mm: Serra de João do Vale (Jucurutu)

MUDANÇA DE COMANDO

 Quando a culpa passou a ser da PM

POSTADO EM 
Por Glaucia Paiva
O dia foi de expectativa para os policiais militares do RN.  Tudo começou quando o Governador do Estado,  Robinson Faria, anunciou em uma entrevista a uma emissora local que haveria mudanças na cúpula da Segurança Pública do Estado.
Oficiais,  delegados e autoridades da Segurança Pública do Estado foram convocados para uma reunião às portas fechadas com o Governador. Foram mais de três horas de reunião, onde o Governador anunciou a saída unicamente do Comandante Geral da Polícia Militar do RN,  Coronel Ângelo,  como forma de solucionar o problema da insegurança do Estado.
Já afirmam alguns que a troca de sujeitos em cargos de comando é atitude estratégica a medida que transfere-se uma responsabilidade de tudo que aconteceu para quem está saindo.  A culpa da insegurança,  no caso,  já não seria da gestão do Governo,  mas do Comando que não teria respondido a altura das expectativas.
Na fala do Governador,  não basta ser honesto e de boa vontade.  De fato,  pode o Comandante ter toda a boa vontade do mundo,  mas se não houver investimentos a “Insegurança Pública” continuará.
Incrivelmente as mudanças que seriam anunciadas pelo Governador na tentativa de amenizar o caos da Segurança Pública que ele mesmo criou,  restringiu-se ao Comando da PM.  Ainda não há a confirmação do nome do novo Comandante Geral. Apenas cogita-se na “Rádio Praça” que o Coronel PM Dancleiton,  atual Subcomandante da PM, assumiria a função.
Com todo respeito ao Coronel Dancleiton e a qualquer outro que assumir o cargo de Comandante Geral da PM,  nada irá mudar se não houver investimentos,  valorização e efetivo.  Hoje, a zona Norte da cidade conta com três viaturas para patrulhar uma infinidade de bairros. Viaturas no 5° BPM estão baixadas por falta de efetivo. Nos primeiros 15 dias do mês de janeiro,  a PM já havia perdido 21 policiais militares por transferências para a reserva ou por licenciamento a pedido.
A mudança de um simples personagem não trará a segurança esperada pela população.  A Polícia Militar hoje já faz o impossível.  Policiais empurram viaturas para continuar um trabalho e tentar proporcionar uma maior segurança à população que há tempos sente na pele o medo de andar nas ruas.
A culpa pela insegurança talvez seja da PM a medida que passa por cima de princípios básicos de segurança pessoal e vai atender um chamado de um cidadão. Quando mesmo sem estrutura, o policial vai a uma ocorrência de assalto a agências dos correios ou de um banco. Talvez seja culpa da PM a insegurança do Estado,  quando a cada dia o efetivo vem diminuindo e os poucos que restam às ruas cumprem o juramento que fez ao ingressar na instituição: servir e proteger mesmo com o risco da própria vida.
Ao novo Comandante Geral,  boa sorte,  pois a luta é verdadeiramente árdua.

São Tomé: Chuva de 65 mm faz Rio Potengi “descer” com a primeira cheia de 2016


O Rio Potengi “desceu” com uma cheia de canto a conto, devido uma precipitação pluviométrica de 65 milímetros que banhou o município na tarde desta quinta-feira (21). 

* SPP Notícias

MOSSORÓ: BANDIDO MORRE APÓS TOMAR CARRO DE ASSALTO E NA FUGA COLIDIR COM CARROÇA



PASSANDO NA HORA

Após tomar de assalto um veículo FIAT UNO VIVACE de cor prata placas NNS 3311 Mossoró- RN em um salão de beleza na Rua a Antônio Vieira de Sá no Bairro Nova Betânia em Mossoró no Rio Grande do Norte, na noite desta quinta feira 21 de janeiro de 2016, o assaltante acabou se dando muito mal. Após o assalto o bandido levou as vítimas liberando-as próximo ao Hospital Tarcísio Maia. Em seguida empreendeu fuga na BR 405 e ao chegar no Forno Velho perdeu o controle do veículo e bateu violentamente em uma carroça. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), foi acionado e constatou o óbito. O carroceiro foi socorrido para o HRTM e sofreu uma fratura na perna esquerda. A Polícia Rodoviária Federal e o ITEP foram acionados.

Governador anuncia substituição de comando da PM


governador
Após reunir a cúpula da Segurança Pública na tarde desta quinta-feira, 21, o governador Robinson Faria anunciou a mudança do comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Os novos comandante-geral e subcomandante, entretanto, ainda não foram definidos. A previsão é que o anúncio dos nomes seja feito amanhã, 22.
“Apesar da boa vontade e da honestidade, a Polícia Militar não se adequou na velocidade que a população e o governador esperavam no combate à violência”, justificou Robinson, realçando que mais mudanças podem ser determinadas a partir de resultados.
“Daqui para a frente, serei bem rigoroso no cumprimento de metas. E quem não cumprir as metas será afastado de seu cargo. Se não tiver eficiência, eu terei que mudar e mudarei até acertar”, apontou o líder do Executivo, assinalado que a Segurança Pública é uma prioridade para a sua gestão. “Eu tenho obrigação como governador do Estado de tentar romper com essa onda de violência. Hoje o povo já não se conforma de ouvir do governador ou da secretária que os números estão melhores que o de anos passados. O que vale é a percepção de segurança”.
Sobre as fugas recentes dos presídios potiguares, o governador afirmou que as motivações estão sendo apuradas, mas já determinou que, a partir de amanhã, em nenhuma guarita de qualquer penitenciária falte policial. “Se faltar será desobediência ao governador. Ao comandante em chefe das forças armadas”.

Barragem Dinamarca em Serra Negra do Norte está a 70 cm de sangrar


barragam-dinamarca-em-serra-negra-do-norte
Segundo registros de Serra Negra do Norte, na zona urbana a chuva chegou a 97 milímetros nas últimas horas. Principal reservatório do município, a barragem Dinamarca está a 70 centímetros de alcançar a lâmina de sangria.