sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Policiais Militares e Bombeiros protestam por valorização das categorias em Natal


Manifestantes se concentraram no Clube Tiradentes, no bairro Alecrim

As Associações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte fazem manifestação em Natal, nesta sexta-feira (23), em campanha pela valorização das categorias. Segundo o Associação dos Cabos e Soldados da PM, entre 300 e 400 pessoas se concentraram no Clube Tiradentes, no bairro Alecrim, e seguem para o Centro Administrativo do Estado. 

De acordo com o soldado Roberto Campos, presidente da ACS-PM um dos pontos principais da mobilização é “mostrar que polícia também é sociedade e assim como vários segmentos vêm realizando protestos pelo Brasil. Nós temos nossas reivindicações e lutamos por elas”, diz. Segundo o representante dos policiais, a PM do Estado tem um efetivo com mais de seis mil soldados, mas a maioria deles não tem perspectiva de promoção. “Hoje nós temos na Polícia Militar centenas de soldados que estão há 30 anos sem promoção”, detalha. 

Segundo Campos, um alto índice de pedidos de dispensa da Polícia Militar é registrado atualmente. Somente em 2013, mais de 40 policiais foram desligados por vontade própria. “Hoje, nossa categoria tem o menor salário da segurança pública. Além disso, não contamos com carga horária e temos um regulamento disciplinar criado há mais de 30 anos. Para completar, os militares enfrentam problemas como diárias atrasadas e o pagamento das férias foram suspensas”, comenta. 

O G1 tentou contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), mas tanto a assessoria quanto a assessoria não atenderam às ligações. 

Fonte: G1-RN

Apodi: Preso do semiaberto morre em confronto com a PM



Na noite desta quinta-feira (22), um homem suspeito de furtar uma motocicleta morreu, na cidade de Apodi, após reagir a prisão e entrar em confronto com policiais militares. Paulo Cezar Lucena, de 22 anos, era do regime semiaberto e cumpria pena no Centro de Detenção Provisória de Apodi.

De acordo com a polícia, por volta das 20h, a Central de Operações da Polícia Militar recebeu a informação de que nas proximidades da Igreja Matriz de Apodi, um homem havia furtado uma motocicleta e teria fugido pela BR-405, no sentido Pau dos Ferros. De imediato a PM montou barreiras nas entradas das cidades da região, com intuito de interceptar o suspeito.

Já nas proximidades de Riacho da Cruz, o fugitivo se deparou com uma barreira montada naquela cidade. Os policiais mandaram que o suspeito parasse a moto, no entanto, ele não obedeceu a ordem e reagiu atirando contra os policiais, conseguindo fugir por uma estrada carroçável.

A polícia continuou a perseguição e o confronto continuou. Paulo Cezar foi baleado, socorrido e levado para o hospital de Umarizal, mas não resistiu e morreu. Ele tinha condenação pelo crime de assalto, ocorrido na cidade de Itaú-RN, no dia 16 de setembro de 2012, e há poucos dias havia ganhado a condição de ir apenas dormir na prisão.

Pendências: Três homens são executados em um bar



Um triplo homicídio foi registrado na cidade de Pendências, no interior do Estado, nesta quinta-feira (22). Três homens foram mortos a tiros quando estavam em um bar, em uma região de chácaras, às margens da RN 118. Um dos mortos é o ex-presidiário Gilliarde César Bezerra, de 44 anos.

As outras duas vítimas foram identificadas como Gilmar Soares de Souza, de 44 anos, e Nildecy Santos de Oliveira, de 39 anos. Gilmar era o proprietário do bar onde aconteceu o triplo homicídio e Nildecy era funcionário do estabelecimento.

Diante das circunstâncias do crime, a polícia suspeita que o alvo dos criminosos seria Gilliarde César, tendo em vista o envolvimento dele com crimes. Inclusive, a polícia descobriu que ele teria aplicado golpes em Pendências, bem como na região de Natal. Gilliarde cumpriu pena e estava em liberdade condicional.

Populares informaram também para a polícia que Gilliarde tinha envolvimento com um grupo de receptadores de carros de luxo, quando foi preso em uma operação da Polícia Civil. Os criminosos que praticaram o triplo homicídio, nesta quinta-feira, usaram pistolas calibre 380 e 9mm.