Tendo como propositor o presidente da câmara municipal Nazareno Ulisses Alves (Bilouro), realizou-se na manhã desta quinta-feira em Lagoa Nova, audiência pública sobre os impactos gerados pela instalação de parques eólicos naquele município.
A mesa dos trabalhos foi composta pelo prefeito João Maria, o presidente da câmara Bilouro, que falaram abrindo os trabalhos, o Sargento Brasão, Comandante do policiamento, Manoel José, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Luiz, secretário municipal de Meio Ambiente, Socorro Santos, presidente do SINTRAF e Francisco Pimenta, representando a GESTAMP, a unica empresa presente ao evento.
Em seguida, José Luiz fez uma exposição sobre os danos causados pelas empresas ao município, expondo calçamentos afundados, e outros problemas ocasionados pelo tráfego constante de veículos pesados, tanto na cidade quanto na zona rural.
O secretário de meio ambiente sugeriu uma reunião entre município, empresas e IDEMA, com vistas a equacionar esses problemas.
Os vereadores Dequinha Primo, Lourival Adão, Gilvan de Emídio, Antônio Domingos e Paulo Machado, além de representantes da sociedade organizada de Lagoa Nova participaram da audiência.

Francisco Pimenta, assessor de comunicação e de educação ambiental, representando a Gestamp falou aos presentes, dizendo ter anotado todos os pontos reclamados, para levar a apreciação dos dirigentes da empresa.
Em determinado momento pessoas da zona rural ameaçaram inclusive fazer protesto, se as providencias não forem tomadas.
Pimenta aproveitou para cientificar que a empresa dará a sua contra partida, com programas sócio-culturais ao município.
É uma forma de compensação aos ganhos que serão auferidos na exploração da energia eólica.