quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Homem armado assaltou agência dos correios da cidade de Itajá/RN

















Na manhã de hoje 16 de agosto um elemento entrou na agência dos correios da cidade de Itajá e anunciou um assalto rendendo o funcionário e levando uma quantia até o momento não revelada.

As primeiras informações são o elemento estava de camisa branca, alto e com um boné do Chaves, após o ato delituoso o meliante fugiu com destino ignorado.

Policiais de Itajá com juntamente com policiais de Assu realizaram várias diligências mais infelizmente até o momento ninguém foi localizado.

Fonte: Focoelho

Criminosos fazem reféns e explodem cofre de banco em cidade do interior da Paraíba


Homens explodiram uma agência bancária na madrugada desta quinta-feira (16) na cidade de Serra Branca, no Cariri da Paraíba. De acordo com o 11º Batalhão da Polícia Militar, os criminosos explodiram o cofre da agência bancária, mas não conseguiram levar o dinheiro.

Os bandidos teriam feito vigilantes de reféns. Os moradores perceberam o assalto e chamaram a polícia que chegou pouco tempo depois da fuga dos criminosos.

A explosão aconteceu por volta das 3h desta quinta-feira. Segundo a Polícia Militar, os homens chegaram à cidade em dois carros, renderam os vigilantes da rua e de um posto de combustíveis e os fizeram reféns durante a ação. Eles quebraram porta de vidro da agência e instalaram dinamites no cofre. Os explosivos conseguiram detonar apenas a primeira porta do cofre, mas os bandidos não tiveram acesso à parte interna, onde fica o dinheiro, segundo a polícia. O teto desabou com a explosão.

Os criminosos liberaram os reféns e fugiram. Moradores, que ouviram o impacto da explosão, já tinham comunicado a polícia, que chegou pouco tempo depois. Os policiais realizaram diligências, mas não conseguiram prender os suspeitos, que deixaram grampos na pista para dificultar o trabalho da polícia. Até as 7h30 desta quinta-feira a polícia não havia detido nenhum dos envolvidos.
Assalto registrado nesta quarta-feira na cidade de Currais Novos na região do Seridó


Um assalto foi registrado nesta quarta-feira (15/08) por volta das 18:00h na clínica CEMED, localizada na Avenida Teotônio Freire, Bairro JK, tendo como acusado a pessoa de MAGNO SILVA SANTOS DE 28 ANOS, natural de Currais Novos, residente na Rua José Leônidas, 103, Bairro JK, onde mora com os avós.

O acusado chegou na recepção da clínica, colocou a mão dentro da roupa e anunciou o assalto querendo dinheiro. Como o caixa já havia sido fechado, a recepcionista disse que não havia mais dinheiro, o acusado então, exigiu o aparelho celular e depois de pegá-lo saiu correndo.

A Polícia Militar foi acionada e rapidamente a guarnições de RÁDIO PATRULHA, GTO, ROCAM E POLICIAIS DE TRÂNSITO (2ºGPRE) saíram em diligência e localizaram o acusado na Rua Cândido Dantas no Parque Dourado. Os PMs tentaram abordá-lo, mas o mesmo saiu correndo com a mão dentro da roupa simulando está armado. Como tinha a informação de que o mesmo poderia está armado a guarnição fez o cerco, efetuou alguns disparos para o alto e acabou prendendo o acusado e recuperando o aparelho celular. Nenhuma arma foi encontrada.

Segundo informações repassadas pelo o detido e que serão investigadas, o mesmo já responde por tráfico de drogas na cidade de Pitangui, em Minas Gerais, e estaria em liberdade condicional. Acrescentou que há 03 anos é dependente químico, viciado em crack, estava desesperado para consumir o entorpecente e que não tinha arma, apenas fez o gesto para intimidar a funcionária. A guarnição o conduziu para a delegacia e o deixou a disposição da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
PEC transforma Força Nacional em órgão permanente de Segurança Nacional


A Câmara analisa proposta que transforma a Força Nacional de Segurança Pública em um órgão permanente de segurança nacional, com quadro de pessoal e carreira próprios. A medida está prevista na Proposta de Emenda à Constituição 195/12, do deputado Vanderlei Siraque (PT-SP). 

Hoje, a Força Nacional reúne policiais selecionados dos estados e da Polícia Federal, mas que não deixam de atuar nos seus órgãos de origem. Após treinamento específico, eles retornam para suas funções e ficam à disposição do Ministério da Justiça para situações emergenciais. Pela proposta, a Força Nacional de Segurança Pública seria mais um órgão permanente de segurança pública, assim como as polícias federal, civis e militares. 

De acordo com o texto, o órgão deverá atuar nos casos de comprometimento da ordem pública nos estados e no Distrito Federal. “Em uma sociedade democrática, os conflitos são normais. A ordem pública é violada e restabelecida cotidianamente. Entretanto, em alguns momentos, a violação da ordem pública não é prontamente restaurada, por diversos fatores, entre os quais: a falta de recursos humanos e de equipamentos, a incapacidade técnica, as rebeliões, os motins e as greves dos servidores responsáveis por esta função estatal, a hegemonia do crime organizado ou das organizações criminosas, o terrorismo e a crise política”, exemplifica Siraque. 

Atuação nos estados 

Pela proposta, a Força Nacional de Segurança Pública só poderá atuar nos estados após requerimento dos governadores. Além disso, será necessária autorização da Presidência da República. “Em respeito ao princípio federativo, a atuação da Força Nacional não será imposta pela União aos estados ou ao Distrito Federal. Pelo contrário, a sua utilização terá a função de auxiliar os governadores em situações de grave crise ou quando as forças policiais dos estados ou do Distrito Federal não tiverem condições por si mesmas de restaurar a ordem pública violada”, explica o autor da proposta.
Projeto destina recursos de Fundo de Segurança Pública para programas habitacionais para PM’s

A Câmara analisa proposta que destina recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para programas de financiamento habitacional para policiais militares. A proposta também torna obrigatória a existência de dispositivo que permita a quitação do saldo devedor do financiamento habitacional, quando policial militar falecer em serviço. A medida está prevista no Projeto de Lei (PL) 3631/12, do deputado Damião Feliciano (PDT-PB), e altera a Lei do Fundo Nacional de Segurança Pública (Lei 10.201/01). 

Atualmente, os recursos desse fundo são empregados no reequipamento, treinamento e qualificação das polícias civis e militares, corpos de bombeiros militares e guardas municipais; em sistemas de informações, de inteligência e investigação, bem como de estatísticas policiais; na estruturação e modernização da polícia técnica e científica; em programas de polícia comunitária; e em programas de prevenção ao delito e à violência. 

“Os policiais militares são integrantes de uma das profissões mais expostas aos criminosos, pois, sem recursos para providenciarem moradias fora das áreas de risco, são forçados a estabelecer suas residências até mesmo em favelas”, argumenta o autor da proposta. Segundo o parlamentar, devido aos baixos salários, esses profissionais também encontram dificuldades de obter financiamentos habitacionais. 

Tramitação 

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.