segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Polícia Civil desarticula quadrilha interestadual acusada de receptação de cargas roubadas
l
Policiais civis da Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) com o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Estado em conjunto com a Polícia Civil da Bahia realizaram a prisão de Francisco Evaniel da Silva. Ele é acusado de fazer parte de uma quadrilha interestadual acusada de receptação de cargas roubadas.

Os outros acusados foram identificados como Wendell Dantas, vulgo “Guel”, Nailton Rodrigues dos Santos, Patricia Souza, vulgo “Paty”, Cícero Barros da Silva, além do comerciante Lucelio de Melo Marinho. Eles aliciavam motoristas que faziam transporte de cargas para se apropriar do material, para que pudessem fazer a revenda. Feita a negociação com os receptadores, eles dividam o lucro da venda entre si. Os motoristas prestavam queixa alegando roubo da carga, mas ficavam com parte do dinheiro da venda do material feita pela quadrilha.

Wendell foi o primeiro a ser preso na cidade de Paulo Afonso (BA) na última terça-feira (21). A partir da prisão dele, a polícia conseguiu capturar o restante do bando. Nailton, a esposa dele Patricia e Cícero foram presos em Caruaru (PE) nesse último sábado, juntamente com o Lucelio, preso na cidade de São Bento do Una/PE. Já Francisco Evaniel foi preso ontem em Parnamirim (RN). As prisões se deram em cumprimento a mandados de prisão temporária expedidos pela justiça.

As investigações que culminaram com a prisão de Evaniel foram iniciadas há cerca de três meses pela equipe da Delegacia de Furtos e Cargas da Polícia Civil da Bahia a partir de denúncias de desvio de cargas. No último dia 28 de julho, os policiais daquele estado descobriram o esquema da quadrilha que tinha ramificações nos estados do RN, Bahia, Alagoas e Pernambuco. Os acusados estavam tentando revender por email, inclusive com a nota fiscal do produto, uma carga de óleo lubrificante de veículos avaliada em aproximadamente R$ 200 mil, que vinha de São Paulo para Salvador. O motorista que levava a referida carga chegou a prestar queixa à Polícia Civil baiana dias depois da descoberta do crime.

Evaniel era considerado um dos mentores da quadrilha, bem como o elo de ligação entre os integrantes do bando e os receptadores. O delegado da Bahia, Jean Silva Souza ressaltou que o apoio da Polícia Civil do RN foi fundamental para prender esse elemento. Ainda segundo o delegado, os acusados repassavam esses materiais para comerciantes de vários estados do nordeste.

Na última sexta-feira (24), parte de uma carga de sandálias foi recuperada pela polícia em Pernambuco que estava em poder de Lucelio de Melo. Todo o material estava avaliado em R$ 900 mil. A Polícia Civil baiana ainda está à procura de outro integrante que seria o motorista Cleyton Luiz de Queiroz, acusado de fazer parte do esquema.

Pelos menos cinco crimes dessa modalidade feitos pela quadrilha estão investigados pela polícia, a maior parte relacionada com carga de combustíveis.

*Fonte: Assessoria / Degepol