quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Delegacia de Repressão a Entropecentes apreendeu 14kg de drogas na Paraíba



Três pessoas foram presas e cerca de 14kg de drogas apreendidas pela Delegacia de Repressão à Entropecentes (DRE). O material colhido com os suspeitos foi apresentado na tarde desta quarta-feira (11), na Central de Polícia Civil, no bairro do Varadouro, em João Pessoa. 

De acordo com o delegado titular da DRE, Allan Murilo Terruel, as prisões e operações aconteceram após dois meses de monitoramento da quadrilha. Allan Murilo explica que a droga era trazida por alguma pessoa vinda do estado do Rio Grande do Norte para João Pessoa. Segundo ele, a droga trazida do estado vizinho era usada para abastecer bairros periféricos da capital paraibana. 

Dos 14kg de droga apreendidos, cerca de 10kg eram de cocaína e outros 4kg eram de crack. Segundo a polícia, cada um dos três suspeitos tinha uma função definida no tráfico. “Dos três suspeitos presos, um era o responsável pelo gerenciamento, o outro pela distribuição, ambos de João Pessoa. O terceiro, uma mulher, foi responsável por trazer a droga de Natal até João Pessoa”, explicou Terruel. 

Os dois homens possuem 25 e 29 anos e a mulher tem 25 anos. Após as prisões, a DRE vai investigar se a droga trazida do Rio Grande do Norte era distribuída diretamente pelos suspeitos detidos ou se era repassada para algum outro traficante de João Pessoa. O trio preso deve responder por uma pena que varia de 8 a 25 anos de reclusão. 

Do G1 PB

BPChoque prende jovem com drogas e arma durante operação na cidade de Parnamirim


Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar deflagraram a Operação Saturação, na cidade de Parnamirim, na tarde desta quarta-feira (11), e conseguiram prender em flagrante um jovem suspeito de tráfico de drogas. 

Os policiais estavam em patrulhamento ostensivo no Parque Industrial e se depararam com um grupo de jovens em uma esquina. Ao avistarem as viaturas, os suspeitos começaram a correr e se espalharam. 

Um deles, no entanto, foi alcançado e detido. Na casa do suspeito, os policiais aprenderam 45 pedras de crack, 38 trouxinhas de maconha, R$ 800 em dinheiro fracionado e um revólver calibre 38. 

O jovem foi preso e identificado Josivan Vitor da Silva, de 25 anos. Outros dois jovens foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, mas acabaram liberados em seguida. O tenente Gadelha disse ao Portal BO que o jovem preso já é conhecido da polícia.

Fonte: Portal BO

APBMS cobrou da Assembleia empenho na aprovação da Lei de Promoções de praças



A Associação dos Praças da Policia e Bombeiros Militares do Seridó (APBMS) esteve presente na manhã desta quarta-feira (11) através do seu Vice Presidente, Soldado Ivanildo Toscano, na Câmara Municipal de Caicó onde está instalada a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e cobrou empenho ao Presidente da casa, Deputado Ricardo Mota, na aprovação do Projeto de Lei que trata da Promoção de Praças da Policia Militar e Bombeiros do RN. 

Toscano solicitou do Deputado Ricardo Mota que ele possa intervir junto a Governadora Rosalba Ciarline para que ela envie para a Assembleia Legislativa o Projeto da LEI DE PROMOÇÃO DE PRAÇAS. 

O Vice Presidente da APBMS cobrou ainda empenho de Ricardo Mota e dos demais deputados para que o projeto quando chegar na assembleia possa ser votado e aprovado. 

A categoria Militar do Rio Grande do Norte tem travado nos últimos meses uma grande luta para que a lei de promoção de praças possa ser aprovada tornando assim uma Policia e Bombeiros Militares mais justa para seus praças onde ele vai entrar como soldado e saber que no tempo certo terá sua promoção merecida.

MP/RN recomenda retorno de policiais civis cedidos a outros órgãos públicos


O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por intermédio do seu Procurador-Geral de Justiça, e da Coordenação do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NUCAP), encaminhou Recomendação Conjunta à Governadora do Estado, ao Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e ao Delegado-Geral de Polícia Civil (Degepol) para o retorno de todos os policiais civis (delegado, escrivão e agente) cedidos a outros órgãos públicos. 

A Recomendação Conjunta n° 001/2013 – PGJ/NUCAP foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição desta quarta-feira (11) e abre um prazo de dez dias para que as autoridades recomendadas informem as providências adotadas, inclusive, se acatam ou não a Recomendação. 

Atualmente, segundo dados da própria Polícia Civil encaminhados ao Ministério Público Estadual, existem 124 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes, cedidos a outros órgãos, desviados de sua atividade-fim, em detrimento de uma estrutura de pessoal já extremamente defasada e, em tese, configurando desvio de função. 

O Procurador-Geral de Justiça e o Coordenador do NUCAP recomendam que a Governadora e os titulares da Sesed e da Degepol procedam a averiguação de todos os casos de cessão de policiais civis a outros órgãos como o Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, Fundac, Detran, Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte, Datanorte, Controladoria, Secretaria Estadual de Agricultura, Agência de Fomento, Gabinete Civil, Vice-Governadoria e Procuradoria-Geral do Estado, bem como os afastamentos de delegados, escrivães e agentes para setores da estrutura desconcentrada da Sesed, que estejam desvinculados da função constitucional e legal de Polícia Civil, e determinem o retorno imediato de quem encontrado em situação irregular, revogando atos administrativos em contrário. 

O documento encaminhado à Governadora do Estado, ao secretário da Sesed e ao Delegado-Geral alerta a essencialidade do serviço prestado pelos policiais civis para a segurança pública como um todo; o notório crescimento dos índices de violência do Estado, exigindo uma atuação policial mais efetiva e presente; o déficit de pessoal no quadro da Polícia Civil no Estado; a indisponibilidade orçamentária do próprio Estado para a nomeação dos aprovados no último concurso público deflagrado em 2008 e a necessidade de articulação por parte da Governadoria, Sesed e Degepol para resolução do problema. 

O Procurador-Geral de Justiça e o Coordenador do NUCAP alertam também que o não acatamento da Recomendação irá implicar, por parte do Ministério Público Estadual, o ajuizamento de ação civil pública para adequação das cessões e ou afastamentos de policiais civis às normas legais vigentes.