sábado, 16 de novembro de 2013

Condenados no mensalão se entregam à Polícia Federal



Um ano depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) condenar 25 réus do processo do mensalão, maior escândalo político do governo Lula, 12 mandados de prisão foram expedidos nesta sexta-feira (15) e os primeiros condenados começaram a se entregar no início da noite. Até as 22h50, dez dos 12 condenados já haviam chegado a sedes da Polícia Federal: José Genoino, José Dirceu (SP); Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Simone Vasconcelos, Cristiano Paz, Romeu Queiroz, Kátia Rabello e José Roberto Salgado (MG); e Jacinto Lamas (DF). Delúbio Soares deve se apresentar neste sábado, em Brasília, segundo informou o advogado. Henrique Pizzolato não foi localizado por agentes da PF.

Em julgamento realizado em 2012, sete anos depois que o escândalo estourou durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o STF considerou que um grupo comandado por José Dirceu, então chefe da Casa Civil, operou um esquema de compra de votos no Congresso (saiba as conclusões do julgamento). Depois de uma fase em que as penas foram definidas ainda em 2012 (dosimetria) e um período em que os réus puderam apresentar recursos contra as decisões, o STF julgou esses recursos até setembro, aceitando parte deles e rejeitando outros. No dia 13 de novembro, o tribunal decidiu que já era possível fazer cumprir as penas definitivas (transitadas em julgado), mesmo que o réu ainda pudesse recorrer de parte das condenações.

G1

Único helicóptero da polícia do RN está parado desde agosto por dívida


O único helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) está fora de operação desde o dia 27 de agosto deste ano devido a uma dívida do governo do Rio Grande do Norte referente a serviços de manutenção. A assessoria de comunicação da Sesed informou que a aeronave Potiguar I foi levada a Fortaleza para a instalação de um imageador aéreo. O aparelho de alta tecnologia é destinado à Copa do Mundo de 2014 e possui capacidade de operação diurna e noturna, sensor infravermelho e sistemas de mapas digitais integrados.

De responsabilidade do governo federal, a instalação do imageador aéreo teve a data reprogramada pois o helicóptero necessitava de uma nova manutenção. De acordo com a Sesed, durante o processo foram identificadas duas dívidas referentes a manutenções anteriores em aberto. O débito do governo estadual soma R$ 260 mil, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

Ainda segundo a Sesed, já houve uma reunião com entre o secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, e o secretário de Planejamento e Finanças, Francisco Obery Rodrigues, para tratar da quitação das dívidas. Com a indefinição sobre a liberação dos recursos para pagar as manutenções, o helicóptero segue parado em Fortaleza. A instalação do imageador aéreo também não tem data definida pelo governo federal.

G1/RN

Polícia Federal apreende 91 máquinas caça-níqueis na zona Sul de Natal



Polícia Federal deflagrou na tarde desta quarta-feira, 13 de novembro, na capital potiguar, a operação “Natal Feliz” e apreendeu 91 máquinas caça-níqueis que estavam instaladas em três estabelecimentos comerciais distintos, nos bairros de Capim Macio e Ponta Negra. Ninguém foi preso.

A ação foi desencadeada pela PF a partir de informações anônimas que davam conta do funcionamento irregular e diário, de algumas casas de jogos na Zona Sul da Cidade, inclusive, nos finais de semana.

No momento em que os policiais chegaram aos locais dos endereços apontados como suspeitos, pelo menos dois estabelecimentos estavam funcionando, enquanto que em um terceiro, apenas as máquinas se encontravam ligadas, mas sem a presença de apostadores. A PF instaurou dois Termos Circunstanciados de Ocorrência-TCOs e utilizou na operação cerca de 20 policiais.

As máquinas apreendidas foram encaminhadas para a Receita Federal uma vez que todas contém na sua estrutura, componentes eletrônicos contrabandeados. O nome da operação é uma alusão ao fato de que com o fechamento desses estabelecimentos evita-se que apostadores corram o risco de perder suas economias neste final de ano. 

*Fonte: Comunicação Social / PF-RN

CURRAIS NOVOS: PM deteve jovem com cocaína



Por volta das 17 horas de ontem (15), a Polícia Comunitária do Bairro Silvio Bezerra de Melo, conseguiu localizar dois jovens, sendo um menor de 14 anos, e LUCAS VIEIRA DE SOUZA NASCIMENTO, 19, natural de Brasília e residente na Rua Geraldo Garcia, de posse de uma pequena quantidade de cocaína.
Segundo Lucas, a droga era para uso próprio, "e só não conseguimos usar devido a chegada da Policia Militar que cortou o nosso barato”, disse o acusado.Lucas e o menor foram conduzidos à delegacia para os procedimentos cabíveis.

Polícia Federal apreende 241 quilos de maconha e prende três



Um trabalho em equipe realizado por policiais federais da Delegacia da PF em Mossoró/RN e da Superintendência de Natal, resultou nesta quinta-feira, 14 de novembro, na apreensão de 241 quilos de maconha na cidade de Mossoró, distante 280 km da capital e na prisão de dois homens, de 32 e 28 anos, respectivamente, e de uma mulher, 22 anos, todos potiguares.

Aproximadamente há um mês, a PF vinha investigando a informação de que pessoas estariam trazendo droga do sul do país para ser distribuída na “Capital do Oeste” e Região.

Por volta das 08h de hoje, no bairro Alto Sumaré, saída para Upanema/RN, os policiais abordaram um veículo Ford Fiesta, com placa de São Paulo/SP, que levava três ocupantes no seu interior. Ao ser procedida a revista no veículo, foram encontradas seis caixas de papelão que estavam sobre os bancos e, dentro delas, vários tabletes de maconha.

De imediato, o trio recebeu voz de prisão e em seguida foi conduzido para autuação na sede da delegacia, onde, em depoimento, todos se negaram a fornecer detalhes sobre a pessoa a quem adquiriram a droga em São Paulo, bem como, a quem seria repassada na cidade de Mossoró.

Um dos envolvidos, que possui antecedentes pelo mesmo tipo de crime e que já havia sido preso anteriormente na Bahia, disse que receberia cerca de R$ 5.000,00 caso a droga tivesse sido entregue ao destinatário.

Após autuados, os suspeitos foram encaminhados à Cadeia Pública de Mossoró, onde aguardarão o pronunciamento da justiça. Com mais esta apreensão, a Polícia Federal já contabiliza quase uma tonelada de drogas apreendidas em 2013, no Rio Grande do Norte. A maior quantidade é de maconha.

*Fonte: Comunicação Social / PF-RN