domingo, 26 de agosto de 2012

Eleitores do RN precisam analisar propostas para a Segurança Pública
Por G1 RN
Na Constituição Federal, estados e municípios têm responsabilidades distintas quanto à segurança pública. Na hora de escolher o candidato que irá administrar a cidade nos próximos quatro anos, é importante analisar as propostas para o setor. O RN TV 1ª Edição, que foi ao ar nesta quarta-feira (22), mostra que a criminalidade deixou de ser exclusividade dos grandes centros urbanos e se instalou na capital potiguar.

Duas escolas na periferia de Natal foram usadas como exemplos de que a falta de estrutura urbana contribui para o aumento dos crimes. Na primeira escola retratada, alunos e professores disseram que precisam sair mais cedo, antes de escurecer, na tentativa de não serem as próximas vítimas dos bandidos. A maioria já foi assaltada no entorno da instituição ou conhece alguém que foi vítima. “Minha mãe foi assaltada no ônibus e chegou muito assustada em casa”, contou a estudante Katile Suilane.

Ao lado da referida escola tem um terreno baldio com muito mato e que constantemente abriga bandidos. A matéria também mostra (veja o vídeo ao lado) que a diretora elaborou um projeto para transformar o local em em área de lazer, esporte e cultura, mas o poder público não colocou a sugestão em prática.

O subcomandante do policiamento metropolitano, tenente-coronel Alarico Azevedo, afirmou que a falta de estrutura das ruas atrapalha a ação da polícia. “O poder público precisa investir em limpeza e organização do espaço para que a população tenha de fato segurança”, disse o oficial.

A Guarda Municipal também foi apontada como uma ferramenta no combate à criminalidade. No Rio Grande do Norte, 23 municípios têm o serviço. Na capital a Guarda Municipal tem ido às escolas para intensificar a segurança. “Com a Guarda aqui dentro, a gente tem se sentido bem mais confiante”, afirmou a professora Romeixa Cristina Martins.
Secretários são contra Forças Armadas na coordenação de grandes eventos
Por O Globo
O Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública ( Conesp) divulgou nota nesta quarta-feira contrário a coordenação de grandes eventos nas mãos das Forças Armadas. O governo ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto, mas sinalizou que as Forças Armadas devem coordenar a segurança na Copa do Mundo em 2014, a Copa das Confederações de 2013 e a visita do Papa Bento XVI, também no próximo ano.

“Os Secretários de Estado de Segurança Pública do Brasil, reunidos em sessão especial do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública – CONSESP, deliberaram por se posicionarem contrários a essa possibilidade e por publicar nacionalmente esse posicionamento, pois o planejamento das ações de Segurança Pública dos grandes eventos já está sendo construído pelos Secretários de Estado e coordenado pelo Ministério da Justiça, com foco na segurança do cidadão, respeito a seus direitos e garantias fundamentais e com base na inteligência policial, conforme tradição mundial e acordos já firmados com demais países e entidades esportivas internacionais participantes dos eventos”, diz o documento.Reunidos em Campo Grande (MS), secretários de Segurança Pública divulgaram nota manifestando “preocupação” com a medida. Eles recomendam que a coordenação dos grandes eventos continue “sob a responsabilidade da Secretaria Especial de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, com gestão compartilhada entre os Secretários de Estado de Segurança Pública do Brasil.” Procurado, o Ministério da Justiça informou que “a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos trabalha com cronograma normal de atividades que já estavam previstas no planejamento”.

As diretrizes para a atuação das três forças, previstas em portaria do Ministério da Defesa publicada na terça-feira no Diário Oficial da União, incomodaram profundamente integrantes da Polícia Federal e das secretarias estaduais de Segurança. A preocupação é que, caso as Forças Armadas sejam de fato escolhidas para coordenar a segurança dos eventos, especialmente das copas do Mundo e das Confederações, as cidades-sede não ficarão com qualquer legado. Muitas secretarias já davam como certo que herdariam os modernos equipamentos que devem ser adquiridos para os eventos.

“ Segurança Pública é hoje um dos maiores anseios sociais em todos os recantos do país. Oportunidade de importantes melhorias como o aporte de legados posteriores aos grandes eventos não deve ser perdida, portanto o CONSESP vem a público manifestar sua preocupação com a questão, recomendando que a coordenação das referidas atividades de Segurança Pública continue sob a responsabilidade da Secretaria Especial de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, com gestão compartilhada entre os Secretários de Estado de Segurança Pública do Brasil”, diz outro trecho da nota.

A preocupação deles vem se acentuando desde o fim de julho, quando a presidente Dilma Rousseff sinalizou em Londres que os grandes eventos, cujo orçamento de segurança é de R$ 1,8 bilhão, deveriam ficar sob tutela da Defesa, como O GLOBO revelou na época. No último dia 15, durante uma reunião realizada em Brasília, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, cobrou do governo federal a apresentação da proposta de ajuda financeira da União para a realização dos grandes eventos. Beltrame estava ao lado de outros 11 secretários estaduais de Segurança.

— Quando tivermos a definição do que virá de recursos federais, estaremos prontos para comprar e fazer — disse Beltrame na época.

A decisão se deu em meio à greve dos policiais, com prejuízo para investigações e emissões de passaportes, além de filas nos aeroportos e postos de fronteira. A postura dos servidores abalou a confiança do Palácio do Planalto na categoria. O governo quer garantir um efetivo no caso de mobilizações durante os grandes eventos esportivos.

PMRN cria banco de dados de policiais militares capacitados para integrarem Missão de Paz da ONU
Por Assessoria de Comunicação da PMRN
A partir desta quinta-feira, 23, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, através da Diretoria de Pessoal, estará realizando um Processo Seletivo para o cadastro de Policiais Militares voluntários e habilitados para participarem das Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Processo Seletivo visa criar um cadastro de voluntários na Graduação de Subtenente e Sargento, que possuam, ainda, os requisitos preestabelecidos para participar da Missão de Paz a égide da ONU.

Para efetuarem o cadastro, o Militar deve possuir, no mínimo, 7 (sete) anos de experiência em policiamento progressivo e estar na ativa, além de 5 (cinco) anos de experiência prática em uma ou várias áreas de policiamento. O Militar deve possuir, ainda, certificado e/ou diploma de Curso de Formação, de Aperfeiçoamento ou Estágio de Habilitação realizado no âmbito da Polícia Militar, além de ser detentor diploma de graduação de nível superior em Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC e possuir proeficiência na língua inglesa.

O cadastro poderá ser realizado nos dias 23 (quinta), 24 (sexta) e 27 de agosto (segunda), na Diretoria de Pessoal da PMRN, situada no Quartel do Comando Geral, no horário das 8 às 17 horas.

Caso seja selecionado para participar da Missão de Paz da ONU, o Militar desempenhará a função de Assessor de Polícia, ficando à disposição por, no mínimo, doze meses renováveis, desenvolvendo, entre outras atividades, o assessoramento na preparação de planos e programas, auxílio da polícia local das respectivas áreas de atuação com a transformação de políticas estratégicas em ações concretas destinadas à implantação gradual de projetos de capacitação.
PM de Parelhas prende homem com maconha e crack próximo a Carnaúba dos Dantas


O GTO (Grupo Tático Operacional) da cidade de Parelhas fazia uma blitz de rotina no intuito de averiguar carros e motos roubadas ou furtadas que estivessem circulando na divisa dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba quando receberam a informação que um homem estaria vindo da cidade de Picui/PB com droga numa moto com destino a cidade de Carnaúba dos Dantas.

Foi feita os procedimentos e minutos depois a pessoa de JOABSON GERÔNIMO DA SILVA OLIVEIRA DE 26 ANOS residente na Rua Estandeslau, antigo Sitio Maribondos, Bairro Santa Rita, Carnaúba, foi preso em fragrante com 06 TABLETES DE CRACK, 01 TABLETE DE MACONHA E UM APARELHO CELULAR. 

O acusado foi encaminhado para a delegacia de Policia Civil da cidade de Acarí para os procedimentos de cabíveis de flagrante.
Motorista foge apos capotar carro com 27kg de maconha na Paraíba


Foram encontrados 27kg de maconha em um carro capotado no distrito de Várzea Nova, em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. A Polícia Militar foi chamada ao local e informada que o motorista, após o capotamento, fugiu em outro carro que o acompanhava. A polícia acredita que no outro veículo outra grande quantidade de maconha estava sendo transportada. Os dois carros estavam no sentido Natal/João Pessoa. 

O sargento Gilvanicio Pontes, do 7º Batalhão da Polícia Militar, comentou que “quando chegamos no local recebemos a informação de que o motorista tinha fugido do local rapidamente, sem levar nada consigo. As pessoas afirmaram que ele entrou em outro carro que vinha o escoltando”. 

“Ao saber disso decidimos revistar o veículo por inteiro e encontramos 27kg de maconha. Também percebemos que o carro estava bastante ensanguentado, o que nos faz acreditar que ele está ferido, mas até agora ninguém deu entrada com esses ferimentos em nenhum hospital da capital”, completou o sargento. A polícia afirmou que vai continuar investigando os hospitais de João Pessoa, já que acreditam que ele necessita de cuidados médicos.
Identificado Caicoense morto a tiros na noite de ontem na RN-228 próximo a Jardim de Piranhas

Na Foto: carro ocupado pelas vitimas- créditos foto: SD Jubenir
Foi identificado o casal Caicoense vitima de um atentado a bala na noite de ontem (sábado), por volta de 23h15, na RN-228 entre Jardim de Piranhas e Caicó e que deixou uma das vitimas morta no local. 

A vitima fatal alvejada com disparos de arma de fogo provavelmente pistola calibre 380' que morreu ainda no local do crime chama-se Severino da Silva Neto, 41 anos, natural de Caicó, pedreiro e residente no bairro Nova descoberta tambem na zona leste de Caicó.
Severino foi alvejado a tiros quando voltava de uma mobilização politica na cidade de Jardim de Piranhas conduzindo seu carro e junto com a vitima fatal também estava no veiculo a sua companheira identificada como Maria das Dores da Silva, 36 anos, residente no mesmo endereço, que também foi alvejada a tiros pelo bandidos mais conseguiu sair com vida do atentado. 

A Policia Militar da cidade de Jardim de Piranhas começou a trabalhar no caso com possibilidade de uma tentativa de assalto frustava por uma suposta reação da vitimas mais as caracteristicas encontradas no local do fato e as declarações da mulher da vitima fatal fizeram com que a PM mudasse o rumo da investigação inicial e partisse para a possibilidade de um crime de execução.