terça-feira, 23 de outubro de 2012

Natal : PM rastrea GPS de um celular e prende quadrilha de roubo de carros

Francisco (dir), Thiago, Allison e João (esq) foram presos com cinco carros

A Polícia Militar prendeu, no final da manhã desta terça-feira (23), no bairro de Ponta Negra, em Natal, quatro homens acusados de roubo de veículos. João Antonio Neto, Allison Breno Pereira Lima, Thiago Melo Ribeiro e Francisco de Assis Sanches Alves estavam em uma pousada quando foram cercados pela PM. Com eles foram encontrados cinco carros: dois Palios, de cor branca, dois Golfs, um cinza e outro preto, e um i30 preto. Também foram apreendidas duas pistolas, uma 380 e outra .40, ambas com munição. Os carros e os bandidos foram encaminhados para a Delegacia de Defesa da Propriedade de Veículos (Deprov).

De acordo com o delegado Franklin Albuquerque, os quatro assaltantes foram até o Detran, no bairro de Cidade da Esperança, utilizando um Palio. Chegando lá, abordaram Maria da Paz Silva Lisboa, que iria emplacar seu veículo, da mesma cor e modelo. Ela foi rendida e os bandidos fugiram no veículo. Imediatamente ela acionou a Polícia Militar, que avistou o carro e empreendeu busca silenciosa até a rua Cavalo Marinho, no conjunto Alagamar, onde eles estavam hospedados. Foi solicitado reforço para a Rocam e a BP Choque. Ao chegaram, a PM cercou o local e efetuou a prisão dos quatro homens.

No local, a polícia encontrou também os outros três carros. Ainda de acordo com o delegado, não foi possível averiguar se eles eram roubados, pois não havia boletim de ocorrência para eles. “Suspeitamos que eles sejam clonados, assim como o veículo roubado seria, pois são idênticos. Somente os peritos do ITEP poderão nos dar essa certeza”, declarou.

Ainda de acordo com informações da Polícia Civil, João Antonio Neto havia sido preso por força de mandato na operação Mão na Roda, deflagrada em julho deste ano contra o furto de estepes e outras peças de carros, mas foi solto no mês de setembro porque o Ministério Público não apresentou denúncia contra ele e outros onze acusados.
Um dos bandidos mais perigosos do RN é preso na Paraíba

O caicoense Valdir Souza do Nascimento, foragido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, foi preso na madrugada desta terça-feira (23), após assalto em Campina Grande, na Paraíba. A prisão foi confirmada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Além de Valdir, mais dois bandidos foram presos, e um foi morto durante uma troca de tiros. O alvo do roubo seria um empresário do ramo de joalharia.

Segundo a polícia da Paraíba, o crime foi frustrado após uma denúncia anônima de que seria realizado um assalto na localidade conhecida como Vila Cabral. A partir daí, uma barreira policial foi montada e quatro homens em dois carros tentaram passar pelo bloqueio. A quadrilha efetuou disparos nas viaturas. Houve troca de tiros e um dos assaltantes foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Campina Grande, Glauber Fontes, informou que foram recuperadas as joias e os relógios e que o prejuízo chega em torno de R$ 10 mil.

Valdir Nascimento fugiu da Penitenciária de Alcaçuz em 26 de junho deste ano. Ele também é acusado de participar do assalto à residência do desembargador João Rebouças, em Capim Macio, Zona Sul de Natal, no dia 24 de setembro. Na ocasião, quatro bandidos armados invadiram a residência e levaram diversos objetos e uma quantia em dinheiro não divulgada.

Fonte: DNOnline
Operação Mal Assombro tem novos mandados de prisão em Assu e Natal

Nas primeiras horas desta terça-feira (23), o Ministério Público, a Polícia Civil e a Polícia Militar realizam operação conjunta nas cidades de Assu e Natal, cumprindo 16 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão temporária em continuidade às investigações reveladas a partir da operação Mal Assombro.

Inicialmente, a investigação tinha por foco a prática de crimes de homicídio na região do Vale do Açu e de Natal, mas a partir dos elementos probatórios coletados durante a Operação Mal Assombro (em junho de 2012) foram identificados outras práticas criminosas de autoria do ex-presidente da Câmara Municipal de Assu, Odelmo de Moura Rodrigues. Entre elas crimes contra o patrimônio público relativo a fraudes em licitações públicas, formação de quadrilha, falsidade ideológica e uso de “laranjas” em empresas de sua propriedade.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão cumpridos na manhã de hoje foram expedidos pela Vara Criminal da comarca de Assu e tem por objetivo justamente coletar elementos probatórios relativos aos crimes contra a administração pública praticados por Odelmo de Moura Rodrigues enquanto ex-presidente da Câmara Municipal, especialmente no que diz respeito ao conluio por ele realizado juntamente com Cleilton Fernandes de Farias, (proprietário da CF de Farias Transportes Ltda), Evilácio Freire da Silva Bezerra (proprietário da Renascença Empreendimentos Ltda) e Karielson Soares Medeiros (sócio oculto da Construtora KM Ltda) no processo de contratação da CF de Farias para a realização da reforma da Câmara Legislativa de Assu.

Odelmo de Moura Rodrigues é sócio oculto da empresa CF de Farias, a qual contratou, enquanto presidente da Câmara de Assu/RN, sem qualquer procedimento licitatório, para realizar a reforma da Casa Legislativa da cidade, sendo que, após ser requisitado pelo Ministério Público para apresentar cópia do processo administrativo da referida contratação, montou-o posteriormente juntamente com Cleilton Fernandes de Farias, Marcos Cezar Cavalcante de Matos, Karielson Soares Medeiros, Silas Varela Caldas e Evilácio Freire da Silva Bezerra.

Além de ser sócio oculto da empresa CF de Farias, descobriu-se também que Odelmo de Moura Rodrigues é sócio oculto da empresa Biena Construções e Empreendimentos Ltda, a qual manteve contratos com a Prefeitura Municipal de Assu.

Todos estes fatos foram apresentados ao Poder Judiciário em denúncia ajuizada pelo Ministério Público, tramitando o processo perante a Vara Criminal da comarca de Assu. O MP pede a condenação de Odelmo de Moura Rodrigues pelos crimes previstos no artigo 89 da Lei 8.666/93 (“Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade: Pena - detenção, de 3 a 5 anos, e multa”), 299, parágrafo único e 304 do Código Penal; de Cleilton Fernandes de Farias Rodrigues pelos crimes previstos no artigo 89 da Lei 8.666/93, 299, parágrafo único (falsidade ideológica, Pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, sendo aumentada a pena de sexta parte caso o agente seja funcionário público) e 304 (Uso de Documento falso) do Código Penal; de Marcos Cezar Cavalcante de Matos pelo crime previsto no artigo 299, parágrafo único, do Código Penal; de Karielson Soares de Medeiros pelo crime previsto no artigo 299, parágrafo único, do Código Penal; de Silas Varela Caldas, pelo crime previsto no artigo 299, parágrafo único, do Código Penal; e de Evilácio Freire da Silva Bezerra, pelo crime previsto no artigo 299, parágrafo único, do Código Penal.

Além de ter recebido a denúncia do Ministério Público, o Poder Judiciário da comarca de Assu determinou também o afastamento das funções do ex-presidente da Câmara Municipal de Assu, Odelmo de Moura Rodrigues, não podendo ele: a) exercer qualquer ato pertinente às funções de vereador da cidade de Assu; b) ingressar nas dependências da Câmara Municipal de Assu; c) ter contato por qualquer meio com as testemunhas do processo.

Atualmente Odelmo Rodrigues encontra-se preso no Quartel da Polícia Militar, em Natal, em razão de seu envolvimento com grupos de pistolagem na região. 

*Fonte: Ministério Público do RN
Natal: Policial federal mata bandido durante assalto em Candelária

Um homem apontado como autor de vários assaltos na zona Sul de Natal, nas últimas semanas, deu azar, na noite desta segunda-feira (22), e acabou morto por um policial federal. O bandido estava praticando um roubo no bairro de Candelária, quando o agente da PF passava pelo local e tentou prender o suspeito. 

Segundo informações repassadas pela polícia, o acusado estava em uma motocicleta modelo CB 300, de placa KIM-6034. Ele abordou três pessoas que saiam do trabalho e estavam em um veículo Fiat Uno. O assaltante chegou a tomar duas bolsas de duas mulheres a carteira de um homem. Quando ele se preparava para fugir, foi visto pelo policial federal que passava no local. O ponto fica exatamente nos cruzamentos das ruas Raimundo Chaves com Clovis Mota. O policial federal chegou a mandar o bandido parar e deu voz de prisão. No entanto, o acusado tirou uma pistola de dentro da camisa e apontou para o agente. Neste momento, o policial também sacou sua arma e atirou, atingindo e matando o ladrão. 

Quando a Polícia Militar e Civil foram acionadas e chegaram ao local, constatou-se que o criminoso usava, na verdade, uma pistola de brinquedo. A identidade do bandido ainda não foi revelada, tendo em vista que a polícia ainda aguarda a realização de procedimentos por parte do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP). O policial federal, que terá identidade preservada pelo Portal BO, é lotado na Superintendência da PF em Natal. As vítimas do assalto não quiseram dar entrevista, mas disseram que o assaltante estava sozinho. De acordo com o chefe de investigação da 1ª Equipe de Delegacia de Plantão da Zona Sul, Flauberto Bezerra, o assaltante já vinha sendo procurado, inclusive, a placa da moto dele já estava fichada no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Inclusive, na noite desta segunda-feira, aproximadamente 20 minutos antes de ser morto, o acusado havia realizado outro assalto naquela região, tendo tomado objetos pessoais de um casal que também deixava o trabalho. As vítimas estiveram no local da morte do ladrão e o reconheceram.

Fonte: Portal BO