quinta-feira, 29 de maio de 2014

“VALE DA JUSTIÇA” POLICIAIS DO RN E PB PRENDEM BANDO ESPECIALIZADO EM ROUBO DE CARROS

Fonte: Portal BO
As Polícias Civil do Rio Grande do Norte e da Paraíba deflagraram na madrugada dessa quinta-feira (29/05), em Natal e região metropolitana, uma operação Conjunta denominada “Vale da Justiça”, com o objetivo de prender uma quadrilha interestadual especializada em roubo, receptação e adulteração de veículos. A ação contou com a participação do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do RN juntamente com a equipe da Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Cargas e Veículos (Deprov). No total foram presas oito pessoas, além da apreensão de arma, drogas e veículos.
Ao todo foram cumpridos sete mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Mamanguape-PB. As prisões aconteceram nas cidades de Natal, Parnamirim-RN e São José de Mipibu-RN. Segundo o delegado da Paraíba, Marcos Paulo Sales, as investigações se iniciaram há três meses pela Polícia Civil paraibana após uma ocorrência de roubo a veículos na localidade do Vale do Mamanguape.

ENQUANTO CRIMES AUMENTAM, EFETIVO DA POLÍCIA DIMINUI


Fonte: Heronides Mangabeira

Há um outro dado preocupante para a população do Rio Grande do Norte. O combate à violência no Estado perdeu força nos últimos anos e vive uma dicotomia preocupante. Enquanto o número de homicídios aumentam, o efetivo da Polícia Militar encolheu 10% no último triênio.

Desde 2010, mais de mil homens deixaram a corporação. Por outro lado, a população potiguar cresceu 6,5% no mesmo período. Proporcionalmente, tínhamos um policial responsável por 313 habitantes. Agora, essa proporção subiu para 1 PM/372 habitantes.

NÚMERO DE HOMICÍDIOS NO RN CRESCEU 272% ENTRE 2002 E 2012


 Fonte: Heronides Mangabeira

“PENA QUE ERREI”, DIZ PM QUE ENFRENTOU SOZINHO QUADRILHA QUE EXPLODIU BANCO

Escutei os tiros e fui lá para ajudar meus companheiros, mas quando cheguei vi que estava sozinho. Então atirei para acertar, mas foi uma pena que errei”. O depoimento é do cabo da Polícia Militar Hércules Chacon, comandante do policiamento militar no município de Carnaubais, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Mesmo de licença médica, o policial foi o primeiro a chegar até a agência do Bradesco – que foi alvo de uma explosão na madrugada desta quarta-feira (28). O policial havia quebrado a perna há poucos dias e, mesmo usando muletas por ordem médica, saiu de casa e pulou os muros da vizinhança para tentar impedir a ação da quadrilha.
Chacon contou ao G1 que acordou com o barulho da explosão. Em seguida, ouviu vários tiros. “Foram muitos disparos. Eu moro próximo à agência. Saí daqui pulando os muros e subindo nos telhados dos vizinhos até chegar aos Correios, que fica próximo ao banco. Quando cheguei, não vi nenhum policial. Então comecei a atirar para tentar retardar a ação deles até a chegada do reforço”, disse o cabo.
Ainda de acordo com o policial, os criminosos não o viram. “Eles não sabiam de onde eu estava atirando e não sabiam para onde revidar.
Fonte: Heronides Mangabeira

Praças suspendem acampamento em frente à Governadoria e mobilizações ganham continuidade


Esta quinta (29), militares estaduais ocuparão as galerias da Assembleia para acompanhar a tramitação da proposta de reposição do subsídio, já encaminhada pelo Executivo à Casa, conforme combinado.


Em atendimento ao acordo firmado entre titulares das associações representativas de praças e autoridades estaduais, durante reunião realizada na última segunda-feira (26), depois de quatro dias aquartelados em frente à Governadoria, militares suspendem acampamento na manhã desta quarta (28). Esta quinta-feira (29), eles acompanharão de perto a tramitação do Projeto de Lei Complementar que prevê a reposição dos subsídios dos policiais e bombeiros militares, em 32%. A concentração acontece a partir das 9h, em frente à Assembleia Legislativa.


O titular da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBM/RN), Eliabe Marques conta com a participação maciça dos militares na mobilização de amanhã (29), a exemplo do que foi feito nas últimas ações dos praças. “Na ocasião, todos vamos acompanhar a tramitação do documento que inclusive, já foi lido em plenário. Os dirigentes das entidades também irão dialogar com os deputados a fim de que o trâmite da proposta de reposição ganhe ainda mais celeridade”, completa.

APÓS PERSEGUIREM CAPITÃO DA PM, TRÊS SÃO MORTOS EM CONFRONTO NO RN


Fonte: Heronides Mangabeira

Três homens foram mortos durante um confronto armado com policiais militares na cidade de Mossoró, na região Oeste do estado do Rio Grande do Norte. Segundo a própria polícia, a troca de tiros aconteceu na noite desta terça-feira (27), no bairro Santo Antônio, após os suspeitos terem perseguido um capitão da PM. Os mortos foram identificados como sendo Maxsuel Pereira da Silva, de 22 anos, e Romerito Pereira da Costa e Frank Pereira da Silva, ambos de 19 anos.De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, coronel Alvibá Gomes, o capitão que foi perseguido é lotado no município Areia Branca, também na região Oeste. “Ele estava em um carro com a mulher dele quando percebeu que estava sendo seguido por duas motocicletas. O oficial pediu reforços. Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas e do Grupo Tático Operacional (GTO) se deslocaram para o local e abordaram os suspeitos”, relatou o comandante.
Ainda de acordo com o coronel, os três homens reagiram à abordagem e houve troca de tiros. “O capitão vinha sendo ameaçado. Suspeitamos que os três homens que o perseguiram eram os responsáveis pelas ameaças”, acrescentou Alvibá. Dois revólveres municiados foram encontrados com os suspeitos.