terça-feira, 30 de agosto de 2011

DIA DO SOLDADO: O DIA EM QUE A GOVERNADORA PAROU PARA ESCUTAR AS DIFICULDADES

Neste ano, o Dia do Soldado, 25 de agosto, foi marcado por um show de democracia no interior do Quartel do Comando Geral. Pela primeira vez na História da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte o chefe do Executivo estadual foi convidado a assistir e escutar as principais dificuldades enfrentadas pelos militares estaduais. E o mais inédito, a Governadora escutou e entendeu a mensagem dos PM's e bombeiros militares presentes.

O café da manhã oferecido pelo Comandante Geral da PMRN em alusão ao Dia do Soldado pareceu mais o grito por uma campanha de valorização, o despertar do governo para os policiais e bombeiros militares que arriscam suas vidas, mas são pouco reconhecidos. Foi também a forma da Polícia e Bombeiros Militar justificar a implantação da remuneração por subsídio para os próximos anos.

Por meio de uma apresentação teatral as policiais femininas do Estado do Rio Grande do Norte mostraram a falta de reconhecimento da classe miliciana, quer seja por parte da sociedade ou das autoridades que compõem a segurança pública. O ponto alto da apresentação foi ao tratar dos policiais mortos em serviço, tratados como "Heróis", mas muitas vezes esquecidos.
"Quando mortos em serviço, têm seus velórios prestigiados por colegas e autoridades. Há honras fúnebres e comoção traduzida por sirenes que embalam os cortejos. Não faltam mãos para consolar os familiares. Depois do sepultamento, seus familiares são condenados ao esquecimento. Assim são tratados muitos dos Heróis mortos em combate, policiais civis e militares que dão a vida para cumprir sua missão. Os policiais são, na verdade, Heróis da vida real. Heróis que precisam voltar para sua casa após um dia intenso de trabalho e sorrir para os seus familiares, mesmo com tantas dificuldades enfrentadas no seu dia-a-dia. Feliz daqueles Heróis que conseguem voltar para casa, pois muitos não voltam. Esquecemos que até os Heróis também precisam ser salvos"
(Texto pronunciado durante a apresentação do Grupo Teatral "As Absolutas")
O grito de valorização, porém, não parou por aí. Em outro instante, um soldado da Polícia Militar leu um texto adaptado pelo próprio Comandante Geral da Corporação, o qual tratava das proibições e limitações impostas ao militar. O texto adaptado da página oficial do Exército Brasileiro demonstrava claramente o porquê de uma valorização dos militares.
"Ao militar é proibido sindicalizar-se e de participar em greves ou em qualquer movimento reivindicatório (...) O militar tem restrições a direitos trabalhistas, não usufrui de alguns direitos de caráter universal, que são assegurados aos trabalhadores, dentre os quais se incluem: remuneração do trabalho noturno superior à do trabalho diurno, jornada de trabalho diário limitada a oito horas, obrigatoriedade de repouso semanal remunerado e remuneração de serviço extraordinário, devido a trabalho diário superior a oito horas diárias"
(Texto adaptado pelo Comandante Geral e pronunciado pelo Soldado Vitorino)
A Governadora do Estado, no entanto, teve que assistir a realidade dos policiais na primeira fila. Mas parece que ela entendeu o recado, já que ao final reconheceu que os policiais e bombeiros que pertencem às Corporações estão por dedicação e amor à profissão. "Percebi, no entanto, que são homens e mulheres de bem e boa vontade. São pessoas que demonstram sua vocação", declarou a Govenadora.

Com certeza, esse 25 de agosto não foi apenas mais um Dia do Soldado, foi o Dia em que a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte teve que parar e escutar algumas das dificuldades inerentes à profissão militar e compreender que ali existem homens e mulheres dedicados e merecedores de maior reconhecimento.

Comandante da PM Coronel Araújo afirmou que retorno de PMs para delegacias é temporário

Comandante da PM, Araújo Silva

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, explicou o retorno de alguns policiais militares para delegacias do interior é temporário. “Se a população estava sendo prejudicada com a retirada dos policiais das delegacias, nós permitimos que eles retornassem”, destaca o oficial.

Há duas semanas, Araújo Silva, havia determinado que todos os policiais militares que estavam trabalhando nas funções que competem a policiais civis deveriam retornar para os seus batalhões e atuar no policiamento ostensivo. No total, 79 PMs deveriam deixar as unidades de polícia judiciária, mediante punição em caso de descumprimento.

A medida gerou certo desconforto e a Delegacia Geral da Polícia Civil se viu obrigada a enviar policiais para suprir a demanda no interior. Mesmo assim, o número de agentes é insuficiente para a demanda. Por isso, alguns municípios iriam ficar sem policiamento. Em Apodi, por exemplo, a Delegacia Regional é responsável por cinco municípios. No entanto, a unidade contava apenas com um delegado e um escrivão. Agora, os cinco policiais militares que atuavam na delegacia estão autorizados a voltar e ajudar na confecção de boletins de ocorrência e diligências.

Além de Apodi, coronel Araújo Silva informa que os policiais também deverão retornar para o município de Governador Dix-Sept Rosado. “Em Mossoró, a primeira determinação continua valendo e os policiais militares não podem atuar nas delegacias”, ressalta o comandante da Polícia Militar. Para este município, a Delegacia Geral da Polícia Civil determinou o envio de 17 policiais civis. Na Grande Natal, policiais militares ainda trabalham na Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur) e na Degepol, fazendo escolta de presos.

Fonte: Portal B.O

Corpo em estado de decomposição foi encontrado na zona rural de Parelhas

Por Sd PM J. Júnior - Fotos e fonte: TV Seridó

Na manhã desta terça-feira (30/08) um corpo em decomposição foi encontrado na Zona Rural de Parelhas, próximo ao açude Buqueirão. Tratava-se de Carlos Alberto Matias Bezerra, 30 anos, mais conhecido como Nego Tintim, que nos últimos anos enfrentava problemas psicológicos e alcoolismo.

Tintim era conhecido em Parelhas por gostar de vaquejada e cavalos e na última quinta passou mal e chegou a ser socorrido para o Hospital, mas desorientado acabou fugindo. A noite chegou a ser visto por uma moradora da região e estava descalço sozinho a aparentava está desorientado.

O corpo não apresentava marcas de violência. A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área enquanto aguardava a chegada do ITEP para fazer a remoção.

Operação "Divisa Segura" já começa a da resultados na divisa do Seridó com o Sertão da Paraiba


Foi deflagrada na madrugada desta segunda-feira (29) a Operação denominada de Divisa Segura, que é uma integração entre as Policias Civil e Militar do Estado da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.  Foram utilizados cerca de 100 homens da Policia Civil e Militar do Estado da Paraíba. Durante a operação foram abordados 210 veículos entre: carros, motos, ônibus, caminhões e etc.

Na divisa de São Mamede (PB) e Ipueira (RN), foi apreendido com Airton Escarião da Nóbrega um veículo Vectra Sedam, cor preta, com placas de Maceió (AL). Após ser feita uma consulta no INFOSEG, foi constatado problemas no carro e o motorista foi conduzido para a Delegacia de Policia para prestar esclarecimentos.


Já na divisa de Princesa Isabel (PB) e Flores (PE), José Luiz de Jesus tentou furar o bloqueio Policial. Depois de abordado, foi constatado que o mesmo conduzia várias munições calibres 12 e .40 (ponto quarenta). O acusado foi conduzido até a delegacia onde irá prestar esclarecimentos.

Segundo o Coronel Almeida, Comandante do 3º BPM e um dos Coordenadores da Operação Divisa Segura, “A Operação foi exitosa e outras deverão ser deflagradas sem dia e hora marcada, que o principal intuito é o combate as gangues de explosões de bancos e caixas eletrônicos, bem como tráfico de entorpecentes.

A operação irá se dividir em duas fases: Preventiva, como a realizada na madrugada desta segunda-feira, e a investigativa, onde o setor de inteligência dos quatro Estados irá buscar identificar e prender os criminosos” - concluiu ele.

Do Portal Correio e Folha do Sertão

Policia Civil prendeu em Patos/PB acusado de chefiar quadrilha que explode caixas eletrônicos

 
 
Policiais Civis da delegacia de Roubos e Furtos da cidade de Campina Grande estiveram na noite desta segunda-feira (29) em Patos, de posse de um Mandado de Prisão expedido pela justiça campinense em nome de Emerson Gabriel de Lima, 27 anos, apelidado de "galego".

Apesar da boa aparência, galego é considerado pela polícia um assaltante de alta periculosidade. Ele foi surpreendido por policiais da Civil de Patos, bem como, Polícia Rodoviária Federal e dois agentes da delegacia de Roubos e Furtos de Campina Grande.

Emerson Gabriel se preparava para fugir, por volta das 20h e já estava no interior do ônibus, de passagem comprada para Icó, no estado do Ceará. Os policiais chegaram de surpresa e lhe deram voz de prisão. Ele confessou que participou de um assalto em Campina, porém preferiu não comentar o assunto. Disse que não sabe o motivo de sua prisão e acredita que teria sido por causa do crime cometido naquela cidade em 2006.
 
Em contato com a nossa equipe, um dos policiais de Campina, que preferiu não se identificar, disse que em nome do rapaz, que inclusive estava de posse de uma identidade falsa, existem várias acusações, entre elas, principalmente roubo de carros luxuosos e explosões de Caixas Eletrônicos. Segundo o ainda o policial, galego planejou e programou a fuga, após saber que alguns comparsas já estavam atrás das grades. Ele foi levado a Campina Grande na mesma noite.
 
Fonte: Portal Patos