quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Balanço das ações de bandidos em agências bancárias no RN em 2013



O ano encerra com um saldo crescente de ações de bandidos contra agências bancárias e caixas eletrônicos e um baixo número de casos elucidados. Ao todo, foram 46 ocorrências em todo o Estado, 19 com o uso de explosivos. 

Os dados são do Comando Geral da Polícia Militar e mostram um crescimento de 27,7% na comparação com os de 2012, quando foram contabilizados 36 ataques de quadrilhas de assalto a banco, sendo 12 com explosivos. O uso de maçarico em 23 das ações criminosas esse ano se assemelha aos números de 2012 – que foram 22. 

O último caso foi registrado na última segunda-feira (23) a uma agência do Bradesco, em São Gonçalo do Amarante, O crime ocorreu por volta das 2h30, quando quatro criminosos usaram maçarico para abrir um caixa eletrônico. A maior parte dos casos envolve agências do banco do Brasil e Bradesco. 

O comandante da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, não associa o aumento da violência a questão de deficiência de segurança pública, com o baixo efetivo de policiais sobretudo no interior do Estado. Nesse caso, enfatiza ele, o crescimento se deve a expansão do número de agências em todos os municípios do Estado sem atender aos requisitos de segurança privada.

Currais Novos: Balanço dos homicídios em 2013


Fonte: Jotadantas.com

O portal Jotadantas.com fez um levantamento no ano de 2013 em Currais Novos, que foi considerado violento, devido aos vários assaltos, roubos e homicídios. Ao todo 07 pessoas morreram, sendo 04 menores de 17 anos, e 03 inferiores a 14. Das vítimas, apenas um não era usuário de drogas, ou tinha envolvimentos com entorpecentes.
De todas as mortes, apenas um acusado está preso no regime semiaberto e outro está preso, não pelo homicídio, e sim por roubo realizado depois da morte. No mapa das mortes, verifica-se que uma não foi esclarecida e 03 foram através de arma branca e 03 por disparos de arma de fogo.
Os locais também foram diversificados, sendo 02 no Bairro Paizinho Maria, 02 no Promorar e 02 no centro da cidade.