quarta-feira, 13 de julho de 2011

Governo lança “Comunidade em Paz” e entrega equipamentos à PM

O Programa “Comunidade em Paz”, composto por quatro projetos – Ronda Cidadã, Patrulhamento Inteligente, Bases Integradas de Segurança Pública e Olhar Seguro – será lançado pela governadora Rosalba Ciarlini, nesta quinta-feira (14), às 9 h, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
O Ronda Cidadã será implantado em 23 Bases de Polícia Comunitária já existentes na capital. Inicialmente, três delas já foram reformadas no bairro Nossa Senhora da Apresentação, justamente as que servirão de piloto para a novidade na zona Norte de Natal: Parque dos Coqueiros, Planície das Mangueiras e Jardim Progresso. Cada uma das 23 Bases receberá uma viatura tipo Astra, dois computadores – sendo um notebook, além de móveis novos, que proporcionarão conforto e funcionalidade aos policiais e moradores das áreas beneficiadas.
Elisa Elsie/tribundonortePM receberá 12 caminhonetes, 23 carros, 462 coletes à prova de balas e 160 pistolas não-letais
PM receberá 12 caminhonetes, 23 carros, 462 coletes à prova de balas e 160 pistolas não-letais
Essa parte da zona Norte foi escolhida para iniciar o “Comunidade em Paz” a partir do estudo feito pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC), que apontou ser esta região da cidade a mais necessitada de uma presença mais firme do policiamento ostensivo, para inibir a criminalidade e, consequentemente, oferecer uma maior sensação de segurança para a população.
As viaturas do Ronda Cidadã serão equipadas com um bastão eletrônico, que registrará a passagem dos veículos em pontos determinados da área que a respectiva Base atenderá, uma modalidade de fiscalização eletrônica já empregada pela iniciativa privada, para assegurar que o patrulhamento está sendo feito de acordo com o planejamento.
O Patrulhamento Inteligente terá como objetivo buscar informações da população, que servirão para direcionar as próximas ações. Policiais militares, a pé e montados em cavalos, percorrerão ruas, avenidas, vielas, enfim, toda a comunidade, colhendo dados que serão repassados ao Serviço de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), para dar início às investigações.
A Ronda Cidadã e o Patrulhamento Inteligente começam a funcionar logo após o lançamento, com o emprego de policiais que foram requalificados dentro da nova filosofia de policiamento comunitário. As Bases Integradas de Segurança Pública e o Olhar Seguro virão em seguida, provavelmente até o final de 2011.
As Bases Integradas de Segurança Pública agregarão policiais militares, guardas municipais e policiais civis. Funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8 às 19 horas, e aos sábados das 8 horas ao meio-dia. Nelas serão registrados boletins de ocorrência e haverá um policial civil experiente, que funcionará como conciliador, enviando para as Delegacias de Plantão somente os casos que não possam ser resolvidos ali mesmo, como uma discussão entre vizinhos e uma ameaça, por exemplo.
Os guardas municipais estarão em contato com os colegas e vigias municipais – que serão treinados – que estão dando segurança aos equipamentos como postos de saúde, escolas, praças, clubes de mães, etc.
O projeto Olhar Seguro funcionará a partir da integração de servidores públicos municipais que trabalham como vigias com o Centro Integrados de Operações de Segurança Pública (CIOSP), através da Guarda Municipal. Os vigias serão lotados na Secretaria Municipal de Defesa Social, receberão uniformes e rádios-transmissores tipo HT, que permitirão o acionamento do reforço, que estará sediado nas Bases. Dessa forma, espaços públicos ficarão livres das ações de vandalismo e de outros tipos de delitos.
Segurança no interior do Estado
O programa “Sertão Seguro” será implantado no Estado até o final deste mês e levará ações de policiamento ostensivo ao interior, onde equipes de policiais militares farão patrulhamento exclusivamente em áreas onde o índice de criminalidade está deixando a população temerosa. Levantamentos estão sendo feitos há cerca de três meses, pelo Serviço de Inteligência da Sesed e da Polícia Militar, onde os pontos críticos estão sendo mapeados. Veículos potentes e policiais fortemente armados circularão em locais e horários onde os criminosos costumam agir, principalmente na periferia de alguns municípios potiguares.

Policia Militar cumpre mais um mandado de prisão em Currais Novos

A P2, serviço de inteligência da 3ª CIPM, cumpriu um mandado de prisão expedido pelo o Dr. Luiz Cândido de Andrade Villaça, Juiz de Direito da Comarca de Caicó, em desfavor de Luiz Antônio Campelo da Silva (Lulinha), 29 anos, natural de Lagoa Nova.
O mandado tinha sido expedido desde dia 27/06 e desde então a Polícia tentava localizar o apenado que teve sua pena convertida para regressão cautelar ao regime fechado.
Lulinha foi conduzido para o CDP (Centro de Detenção Provisório) de Currais Novos onde aguardará transferência para o Presídio Estadual do Seridó em Caicó.

Saiba mais sobre os 16 mortos na queda do voo 4896 da Noar

Fonte: DN Online
A Noar Linhas Aéreas divulgou, no início da tarde de hoje, uma segunda nota oficial com os nomes de todas as vítimas do acidente registrado esta manhã no Recife e que causou a morte de 16 pessoas, sendo dois tripulantes e 14 passageiros.

Saiba mais sobre os 16 mortos na queda do voo 4896 da Noar:

- Piloto Rivaldo Paurílio Cardoso, 68 anos, brigadeiro reformado da
Aeronáutica, com 40 anos de voo, com experiência em voos comerciais e de grande porte;

- Co-piloto Roberto Gonçalves, 55 anos, piloto civil há 20 anos e tinha duas mil horas de voo. De acordo com o irmão da vítima, o também piloto Jairo Gonçalves, Roberto estava de folga hoje e foi trabalhar para substituir um amigo;

Mulher diz ser vítima de agressão no município de Lagoa Nova

                                                       
Por Sd PM J. Júnior
Fotos: J. Júnior
Compareceu na manhã desta quarta-feira (13/07) na Delegacia da Polícia Civil de Currais Novos, Maria Micaela da Silva, 20 anos, residente no Sítio de Dentro, município de Lagoa nova. A mesma disse que foi vítima de agressão no referido Sitio pelo o seu ex-namorado, Francisco Gomes de Souza, 28 anos, vizinho da vítima com quem tem um filho.
Segundo Micaela, no último Domingo, ela se dirigia de moto para a cidade de Lagoa Nova quando foi abordada pelo o acusado que subiu no garupa e tentou beijá-la a força e na recusa da mesma tentou sufocá-la apertando o pescoço. Acrescentou ainda que conseguiu sair da moto e tentou correr, mas foi alcançada pelo o acusado que passou a agredi-la com socos e ponta-pés, chegando e rasgar a blusa da mesma deixando-a quase nua.
Populares que passavam no local começaram a gritar tendo o acusado fugido.
A vítima compareceu na Delegacia de Lagoa Nova onde foi registrado um Boletim de Ocorrência. A mesma foi orientada a fazer exame de corpo delito onde foram constatadas as lesões.
Maria Micaela disse que resolveu vir a Currais Novos, pois não teria sido tomada nenhuma providência. O SGT PM Jean Carlo, comandante do destacamento disse que o acusado e a vítima foram intimados, mas só o acusado compareceu na Delegacia.
Do blog: As partes foram intimadas à comparecerem na Delegacia para as devidas providências nesta quarta-feira(13), porém o escrivão de polícia civil, por motivos superiores, foi quem remarcou as oitivas para um outro dia.

Policia Militar localiza foragido da Justiça de Aracajú em Currais Novos


Fotos: J. Júnior
Por volta das 10h30minh desta quarta-feira (13/07) depois de um trabalho investigativo do setor de inteligência da 3ª CIPM, foi detido, Fábio Victor da Silva (Fabinho), 28 anos, que tinha um mandado de prisão expedido pela Justiça de Aracajú, onde o mesmo possui condenação de 2 anos e 4 meses.
Segundo as investigações o acusado responde a assalto a mão armada, arrombamentos e aguardava julgamento na 2ª Delegacia de Aracajú, quando fugiu numa fuga em massa com mais ou menos outros 30 detidos. A prisão se deu na comunidade Cachoeira, município de Currais Novos.
Os policiais investigam a informação que o acusado poderia está envolvido em arrombamentos a caixas eletrônicos.
O acusado disse que tem vários familiares em Currais Novos e que não sabia que tinha um mandado de prisão em seu nome, já que, a fuga aconteceu a cerca de 5 anos. Ele nega ter cometido crimes na região e disse que trabalhava na zona rural fazendo carvão e na roça para sobreviver.

Homem assalta um Posto de Combustível em Currais Novos


Na madrugada desta quarta-feira um homem armado de faca, em uma bicicleta, assaltou o posto de combustível, Loura Gás na av. Silvio Bezerra, centro de Currais Novos, segundo informações o mesmo chegou ao posto anunciou o assalto com o rosto coberto e logo em seguida fugiu em uma bicicleta abandonando a mesma logo após o assalto que lhe rendeu R$ 140,00  em dinheiro.

Policia Militar prende sete suspeito de envolvimento com tráfico de drogas em Mossoró

 
 
Por volta das 14:50hs de hoje (12/07), policiais militares das viaturas 217 e 214 em patrulhamento pela favela do Pirrichil, na Rua General Péricles, por trás da LE Pneus se depararam com uma quadrilha de traficantes de drogas, no grande Alto de São Manoel.

As viaturas fizeram um cerco e conseguiram prender sete homens, sendo seis de maior e um de menor, todos moradores do mesmo local onde foram presos, são eles: Alamo Vitor Lopes, 20 anos de idade, Levi Pereira da Silva, 30 anos de idade, Tiago Nascimento da Silva, 25 anos de idade vulgo Potó, Mauro Robson da Silva, 24 anos de idade, Robson Kennedy Oliveira, também 24 anos de idade, Eduardo Eliseu Gonçalves, 18 anos de idade vulgo Pestinha e um menor de 17 anos de idade.

Fotos do bimotor que caiu no Recife

O avião bimotor da empresa aérea No Ar, que faz a linha Recife/Mossoró diariamente, caiu agora há pouco, na Avenida Boa Viagem, em Recife, pouco após a decolagem. Nenhum dos 14 passageiros e dois tripulantes sobreviveu.

O avião faria escala em Natal e retornaria para Recife, voltando no final da tarde para a capital potiguar e depois aterrisando em Mossoró.

Via: Padro Carlos