quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Operação Natalina: Polícia Civil desbarata quadrilha de assaltantes na zona Sul



A equipe de policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), comandados pelos delegados Atanázio Gomes e Herlânio Cruz, desarticulou uma quadrilha de assaltantes na tarde desta quarta-feira (12) na Zona Sul de Natal. O bando é acusado de dar apoio aos bandidos que assaltaram uma joalheria no shopping Via Direta, no final de outubro, e de participar do assalto ao Banco do Nordeste, em Parnamirim, no último dia 20 de novembro.

Na Operação, batizada de “Natalina” devido à proximidade do Natal, foram presos Daniele Ferreira de Lima, de 23 anos, Michely Kelyany de Moura Lopes, 27 anos, Zadonaide Fernandes Nunes, 30 anos e Leandro Neves de Farias, de 28 anos, vulgo “Bola de Neve”, este último considerado líder do bando. Com a quadrilha os policiais civis apreenderam dois revólveres, sendo uma delas uma pistola 9mm furtada de um policial federal, 50 munições 9mm, 25 munições calibre 38, um veículo tipo Corolla placas NNR-4378, um carro do tipo Nissan Sentra, placas MZJ-7775, além de netbook, aparelho de DVD, duas câmeras fotográficas digitais, óculos de sol, aparelhos celulares e relógios.

De acordo com o titular da DEFUR, Atanázio Gomes, a quadrilha já vinha sendo investigada há cerca de seis meses. “Ontem recebemos uma informação dando a localização exata dos bandidos, deslocamos equipes até o local e com isso conseguimos efetuar as prisões”, explicou o delegado.

A denúncia dava conta de que o grupo se reunia para planejar os assaltos numa casa localizada na Rua. Pot. Cecília Meireles, nº 255, bairro de Pitimbu, Zona Sul de Natal. No imóvel os policiais da DEFUR conseguiram prender o Leandro Neves e apreender parte do material. O acusado levou os policiais até outra residência, onde foi preso o restante da quadrilha, cujo endereço é Rua Oiti, 170 - Parque dos Eucaliptos/Parnamirim. Essa última residência foi alugada pelo grupo no valor mensal de R$ 1.500, mas a polícia descobriu que o grupo já havia pago adiantado seis meses de aluguel.

Segundo o delegado, Leandro “Bola de Neve”, que é fugitivo de Alcaçuz, confessou que assaltou o banco do Nordeste de Parnamirim juntamente com outros dez meliantes. “Ele disse que teria subtraído um milhão de reais do banco, mas que na divisão do dinheiro ficou apenas com cem mil reais, mas que já havia gastado o montante”, relatou.

As mulheres presas eram responsáveis, de acordo com as investigações da DEFUR, pela parte logística e lavagem do dinheiro dos assaltos. Além desses crimes, o grupo também é suspeito de praticar assaltos a residências e outros roubos. Todos os presos já respondem a processos criminais na justiça. Eles foram autuados por assalto, formação de quadrilha e porte ilegal de armas de uso restrito.

*Fonte: Assessoria / Degepol

Jovem é executado dentro de oficina mecânica na zona Oeste


Foto:Sérgio Costa

Um jovem de 18 anos, identificado como Glauber Leandro Machado, foi executado no final da manhã desta quinta-feira (13), em um oficina, na frente do hospital Giselda Trigueiro, no bairro das Quintas, zona Oeste de Natal. Uma outra pessoa também foi baleada, mas foi socorrida por uma equipe do SAMU.
De acordo com o tenente Isaac Paiva, oficial do 9º Batalhão, as vítimas estavam no interior do estabelecimento quando três homens armados de pistolas e revólveres se aproximaram e atiram diversas vezes.
Glauber Leandro, mais conhecido como "Caveirinha", e o mecânico Edvanaldo Maria foram atingidos. "Caveirinha" não resistiu e morreu no local. Já Edvanaldo foi socorrido pelo SAMU e levado ao pronto socorro Clóvis Sarinho.
Ainda segundo o oficial, o crime pode ter relação com a guerra de drogas, visto que a vítima fatal tinha envolvimento. "Ainda é cedo para descobrirmos a razão do crime, mas as características apontam para um acerto de contas motivado pelas drogas!, disse.
Os atiradores saíram a pé e não foram localizados após uma diligência feita pela polícia. O caso será investigado no 7º Distrito Policial, que fica no próprio bairro das Quintas.

Fonte: Portal BO

Ministério Público Propõe que a PM retorne a realizar funções da PC


Promotor Wendell Beetoven

Segundo a Portaria número 12/2012, o MP visa avaliar, junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, da Polícia Civil e da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, a possibilidade de, mediante a formalização de termo de ajustamento de conduta (ou convênio entre as diversas instituições), a SESED, através de ato administrativo específico, cometer à PMRN, a atribuição de lavrar boletins de ocorrência e termos circunstanciados de ocorrência.

O promotor Wendell Beetoven Ribeiro Agra explica que a portaria não tem objetivo de delegar à Polícia Militar o poder de investigação. A medida é específica para as cidades onde não há delegacia ou equipe permanente da Polícia Civil, e até que o Estado resolva essas carências.
"O policial militar vai lavrar a ocorrência e enviar ao Judiciário, sem necessidade de encaminhar à delegacia, somente aqueles casos de infrações penais de menor potencial ofensivo", explicou o promotor.
"A Polícia Civil, hoje, precisaria de 5.150 policiais para atender à demanda, e tem pouco mais de 1.100. Esse procedimento já é adotado pelas polícias militar e rodoviária federal de outros estados, com legitimidade reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal", ressaltou o promotor.
Wendell Beetoven sugere que a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil e a Polícia Militar concordem com a assinatura de um termo de ajustamento de conduta, ou mesmo um convênio, que faculte à PM-RN lavrar esses boletins de ocorrência e termos circunstanciados de ocorrência específicos para as infrações penais de menor potencial ofensivo.

Fonte: DN Online e  Tribuna do Norte