sábado, 12 de dezembro de 2015

Segurança Pública: SESED planeja novo concurso




De acordo com a secretária Kalina Leite, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN) vai fechar o ano de 2015 com 500 policiais a menos co quem iniciou o ano. Ao mesmo tempo a Polícia Civil luta contra um déficit de aproximadamente 70% do quadro de agentes, escrivães e delegados, mesmo com a nova turma de concursados que acaba de entrar na corporação. Da mesma maneira o Instituto Técnico-científico de Polícia do RN (Itep-RN) ainda não firmou o seu estatuto dos servidores. 
“A quantidade de policiais é uma dificuldade muito grande que temos. Uma coisa que não temos como comprar nem mandar fabricar é gente. A burocracia e a falta de verba dificulta a compra de carros, armas, equipamentos, mas o material humano não tem como”, pontua ela. Por isso, a secretária assegura que serão realizados concursos durante o próximo ano, para todas as forças. 
“Para 2016 precisamos resolver urgentemente essa questão do estatuto do Itep e fazer os concursos para Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros, que já estão autorizados pelo governo. Agora vamos conversar com o TCE (Tribunal de Contas do Estado) para tentar resolver a questão do limite de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou Kalina. 
Mas, enquanto não abre os concursos para reforço de efetivo na segurança pública, a secretária aposta nas promoções de carreira. Até o momento, mais de três mil policiais receberam promoção de posto em 2015. “Precisamos investir também no profissional que está na ponta-de-lança diariamente, que está trabalhando por dois ou três homens”, completou.

Fonte: Jair Sampaio

Região do Seridó termina 2015 com quase 298 mil habitantes


Pesquisa feita pelo Blog do Marcos Dantas junto ao IBGE, os 24 municípios que compreendem a região do Seridó apresentam uma população atualizada de 297 mil, 926 habitantes. A lista dos cinco mais populosos municípios da região é formada por: Caicó, Currais Novos, Parelhas, Jucurutu e Lagoa Nova.

Fonte: Marcos Dantas

DENTRO DA CAMPANHA ‘DEZEMBRO VERMELHO’, SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVEU BLITZ EDUCATIVA


A secretaria municipal de saúde do município promoveu na manhã deste sábado (12), uma blitz educativa com profissionais da UBS Abelardo Macedo, dentro da campanha “DEZEMBRO VERMELHO”. A ação contou com distribuição de panfletos informativos sobre a doença e sua prevenção e preservativos, além de agendamento para a realização de testes rápidos para detecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV). Durante todo este mês, as unidades de saúde do município estarão promovendo atividades de combate à AIDS. A campanha visa alertar a população sobre a possibilidade de ter e transmitir uma infecção aponta para estratégias de atenção integral, eficaz e resolutiva. Ademais, ao promover esse tipo de atividade de conscientização, o Executivo municipal dá relevância a um assunto importante principalmente neste período, em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que foi comemorado em 1º de dezembro.


A blitz contou o apoio do sargento Brazão e policiais do destacamento de Lagoa nova, que garantiu a organização do transito durante o evento.
Programação Dezembro Vermelho em Lagoa Nova
· Roda de conversa nas unidades durante o Dezembro Vermelho;
· Blitz educativa (com panfletagem e distribuição de preservativo e agendamento do teste rápido) - Dia 12/12;
· Programa radiofônico. Tema: AIDS - Dia 17/12, às 10h;

· Realização de testes rápidos de HIV e Sífilis – De 14 a 18/12.