quarta-feira, 3 de abril de 2013

Policiais civis do RN decidem paralisar atividades no dia 16 de abril



Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram que vão paralisar suas atividades no próximo dia 16 de abril. A decisão foi tomada, em assembleia geral da categoria, no auditório do Sinpol/RN. A medida acontece principalmente em virtude do retorno de presos para as delegacias, situação considerada inaceitável, visto que a custódia deve ser feita pelo sistema prisional, ou seja, por agentes penitenciários.

De acordo com a categoria, a situação se tornou insustentável com as recentes decisões judiciais de interdições de cadeias públicas e presídios, notadamente nos municípios de Caicó, Goianinha, Mossoró e Macau. Os policiais civis, que há pouco tempo conseguiram acabar com os presos em delegacias na Grande Natal, informam que não vão admitir o retrocesso vindo do interior. O desvio de função é considerado ilegal no Brasil, com várias decisões judiciais, que apontam que policial civil não deve custodiar presos de justiça, situação que atrapalha o papel que possuem: de investigar e solucionar crimes.

A paralisação, inclusive, está sendo chamada de "O dia do resgate da Polícia Civil" e também acontece por outras razões. Os policiais farão greve na busca pela convocação dos 306 policiais concursados, que aguardam desde 2010 a nomeação, uma vez que o Governo do Estado apenas está fazendo substituições com as vacâncias por aposentadorias ou falecimentos, e lutam ainda pelo curso de formação de 290 suplentes aprovados.

A assembleia também apreciou o fechamento da pauta 2013, a ser encaminhada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, e ao Governo do Estado. Dentre os pontos aprovados por unanimidade estão: alterações pontuais no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e na LC 270, além de luta pela carreira única na Polícia Civil, que irá propor alteração legal e inovadora no formato da carreira policial, posto que o atual modelo encontra-se falido e há muito não atende aos anseios da sociedade.

Dentre os demais pontos, estão: adicional noturno para plantonistas, auxílio-saúde para todos os policiais civis, carga horária ininterrupta de 6 horas diárias, funcionamento das delegacias distritais durante 24 horas por dia (condicionada à nomeação de novos policiais e em quantidade necessária para desenvolvimento das atividades), autonomia da comunicação (retirada da equipe de policiais civis do Comando da PM), e melhorias das condições de trabalho (armamento adequado, colete, algemas e munições; além da modernização, aparelhamento e informatização das unidades policiais).

*Fonte: Sinpol-RN

SÃO RAFAEL: Comerciante reage a assalto e sofre 05 tiros




O comerciante Edvaldo Januário de Farias, conhecido por Nego Velho de Búzio, foi vítima de cinco disparos de arma de fogo. Ele e um amigo, identificado por Isaias, se encontravam sentados na calçada do Correspondente Caixa Aqui, estabelecimento que ele administra, localizado na avenida José Pedro de Azevedo, centro de São Rafael/RN, quando dois elementos em uma moto de placa não anotada, chegaram e anunciaram um assalto. Armados de revolveres, os dois elementos mandaram que os dois entrassem e entregassem o dinheiro existente no local. De acordo com o senhor Isaias, quando chegou próximo ao caixa do estabelecimento, Nego Velho, teria dito que também estava armado e feito menção de pegar algo embaixo do balcão. Neste momento, de acordo com Isaias, um dos elementos disparou contra o comerciante. Isaias conseguiu escapar, fugindo por uma porta nos fundos do prédio e comunicou o fato a polícia, que ao chegar no local, os elementos já tinham fugido. Nego velho foi levado para o hospital de São Rafael/RN, onde recebeu os primeiros socorros e devido a gravidade dos ferimentos foi transferido para Mossoró. De acordo com a equipe que o atendeu no hospital de São Rafael, a vítima foi atingida por cinco tiros, sendo dois num dos ombros, um no pescoço e outros dois na face. A polícia realizou várias diligências, mas até o momento ninguém foi preso

CAICÓ: Natalense tem o carro tomado de assalto e ainda fica como refém na mira de armas



RN-288 nas proximidades da comunidade São Bernardo sendo praticado por três homens armados que tomaram um veículo tipo Dodge, placas MYW-3300 cor preta, pertencente a Eufrásio Elias de Oliveira, residente na Rua Marcos Cavalcante, bairro das Quintas em Natal.
De acordo com informações, a vitima se deslocava no sentido Natal/Caicó quando parou o veiculo para urinar e foi abordado pelos assaltantes que estavam logo atrás em outro veiculo e anunciaram o assalto.

A vitima foi retirada do seu carro e levada para o carro dos bandidos onde foi feita refém e liberada somente nas proximidades da Emparn na RN-118 entre Caicó e Jucurutu.
Os bandidos mantiveram a vitima sob a mira de armas e fogo e disseram que o carro do mesmo seria abandonado apos a realização de uma parada.