sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

DEICOR prende quadrilha que assaltava bancos, Dentre os envolvidos um Curraisnovense



Os policiais civis da Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prenderam, na tarde desta sexta-feira (11), em Parnamirim, uma quadrilha investigada por cometer assaltos a bancos no interior do estado. Os cinco homens presos atuavam explodindo caixas eletrônicos e se preparavam para mais uma ação que aconteceria hoje.
Foram presos: João Paulo da Costa Ribeiro, de 31 anos, natural de Natal; Erickles Medeiros Maranhão, de 20 anos, natural de Campina Grande; Walyson da Silva Marcolino, de 31 anos, natural de João Câmara; Everton Ranieri Basílio de Oliveira, de 24 anos, natural de Currais Novos; e Itamar Lima da Silva, de 39 anos, natural de São Paulo do Potengi.
A quadrilha foi presa após a equipe policial receber informações de que o grupo iria se reunir hoje em Parnamirim para se preparar para mais um assalto. Os policiais prenderam João Paulo, Everton, Erickles e Walyson em um carro transportando os explosivos e Itamar em um segundo carro transportando os armamentos e munições. João Paulo, Erickles e Walyson são foragidos da justiça.
Com o grupo os policiais apreenderam: duas bananas de dinamite já preparadas para serem utilizadas; uma pistola, calibre 40mm, da Imbel; uma metralhadora, calibre 9 mm; uma espingarda, calibre 12 mm; diversas munições de calibres 40, 12, e 9 milímetros; cinco aparelhos de telefones celulares; bem como roupas camufladas e blusões com capuzes costumeiramente usadas durante os assaltos.
Todos os cinco integrantes da quadrilha serão autuados pelo crime de associação criminosa armada. Além disso, João Paulo, Everton, Erickles e Waltyson serão autuados por posse de explosivo; Itamar por porte ilegal de arma de uso restrito e permitido; e Erickles por uso de documento falso utilizando o nome de “Pedro Roberto Lima de Medeiros”.
Apenas neste ano de 2015 a DEICOR realizou a desarticulação 11 quadrilhas especializadas em realizar assaltos a bancos e a prisão de 56 envolvidos com a prática de tais crimes.

Fonte: 190 RN

"Abril Despedaçado": falso policial civil é preso com pistola e carro roubado em Assu





FOCOELHO
Durante a “Operação Abril Despedaçado” nesta quinta-feira, 10, os agentes civis prenderam o técnico em informática Ewerton Estevam de Almeida, natural do município Campo Grande/RN, deitado na casa de um perigoso fugitivo de Justiça na localidade de São José, no Município do Alto do Rodrigues.
Com Ewerton Estevam de Almeida, os agentes apreenderam uma pistola Ponto 40 com brasão da Policia Civil, além de um carro roubado e numeração adulterada, além de identificação funcional de Polícia Civil e outros apetrechos de uso exclusivo da Polícia Civil. Ele explicou que estava na casa de sua namorada e que não sabia que o dono da residência era procurado pela Justiça. Esta versão não convenceu.
Para os policiais da região do Alto do Rodrigues, Pendências, Ipanguaçu, Macau, assim como para os moradores e também para a imprensa de toda a região, a prisão de Ewerton Estevam foi uma grande surpresa. Todos acreditavam que ele fosse realmente policial civil. Aos policiais, ele declarou que prestava serviços de escrivão Adoc a Polícia Civil. Na prática, ele tentou enganar os policiais da operação e não conseguiu.
Inclusive, a depoimentos de que Ewerton Estevam, que foi autuado em flagrante pelo delegado Carlos Brandão, em Assu, era sempre visto em Campo Grande, na casa de familiares e amigos, numa viatura da Polícia Civil e exibindo duas pistolas.
Em contato com o MOSSORÓ HOJE, o delegado chefe da Policia Civil no interior, José Cleyton Pinho de Sousa, que participou da operação “Abril Despedaçado”, disse que o atual delegado chefe da Delegacia de Macau assumiu há cerca de uma semana e desconhece a atuação de Ewerton Estevam na referida delegacia após sua chegada. “É um delegado novo”, diz.
Entretanto, Cleyton Pinho disse que a Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública, diante do que já foi apurado até agora, vai divulgar uma nota e que vai abrir procedimentos para descobrir o que Ewerton Estevam, armado e andando em carro roubado, estava fazendo dentro das delegacias da região se passando por policial civil.
“Vai ser apurado”, destaca o delegado Cleiton Pinho.

Criminosos explodem agência bancária de Ruy Barbosa



190/rn
Mais uma unidade de do Banco Bradesco foi explodida durante a madrugada desta sexta-feira (11) no interior do Rio Grande do Norte. Populares informaram que os criminosos chegaram em dois veículos e de posse com armas de grosso calibre, além de dinamites, explodiram a agência que fica na cidade de Ruy Barbosa.
Os criminosos fugiram com destino ignorado e o banco ainda não divulgou a quantidade roubada.

PM RESGATA MULHER AMARRADA E AMORDAÇADA QUE TAVA DENTRO DE CASA ABANDONADA




O CAMERA
A Policia Militar da cidade de Upanema, na região Oeste do Rio Grande do Norte, localizou na tarde de hoje, 10 de dezembro, uma mulher amarrada e fortemente estancada dentro de uma casa abandonada, próximo a Comunidade das Mirandas, entre a cidade de Upanema e Caraúbas. Um morador da comunidade percebeu dois indivíduos saindo do local e procurou ver o que estava acontecendo na residência, que se encontra abandonada há muito tempo. O morador acionou a polícia do município de Upanema que encontrou uma senhora de 24 anos de idade, moradora da cidade de João Dias, com um braço e uma perna quebrados por espancamento, além de muitos hematomas pelo corpo e os cabelos cortados, possivelmente com faca peixeira. Os militares encontraram pedaços de madeira utilizados pelos individuo para espancar a vitima. A mulher foi socorrida pelo Sgt Juscelino e seus companheiros de plantão para o hospital da cidade de Upanema e depois de medicada foi transferida para o Tarcísio Maia em Mossoró. A mulher disse a polícia que mora na Rua Manoel Galdino da cidade de João Dias e que estava retornando da casa de familiares aqui em Mossoró, por volta de 9 horas da manhã, quando seu carro, um prisma branco, apresentou defeito mecânico, a poucos km de Mossoró pela RN 117. Ela disse ainda que foi rendida por dois homens, sendo um moreno baixo e outro branco, forte e muito queimado pelo sol, que a colocaram dentro de um carro tipo Pick-Up de modelo antigo. O suposto veículo da vítima não foi encontrado. Segundo a polícia, a mulher não sofreu violência sexual e os possíveis acusados não levaram nada dela.

Operação "ABRIL DESPEDAÇADOS" da Polícia Civil prende suspeitos de pistolagem



PRESOS NESSA OPERAÇÃO



POSSÍVEIS VÍTIMAS

PORTAL BO
A Delegacia de Polícia Civil de Assu, com apoio da Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, de equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, deflagrou a Operação Abril Despedaçado, nesta quinta-feira (10), para cumprir mandados de prisão, de busca e apreensão contra suspeitos de terem envolvimento com os “crimes de pistolagem", em que ocorrem assassinatos por encomenda. A ação, que contou com o trabalho de 150 policiais e suporte do helicóptero Potiguar I, conseguiu prender 15 suspeitos, que foram detidos nas cidades de Assu e Caraúbas.
“A investigação teve início depois do homicídio do vereador Manoel Ferreira Targino, mais conhecido por`Manoel Botinha´, morto no dia 22 de abril de 2015. Com o desenvolvimento das investigações foi descoberta a existência de grupos que realizavam homicídios contratados. Acreditamos que com esta Operação, aconteça uma grande queda na taxa de homicídios na região do Vale do Açú”, detalhou o delegado titular da DP de Assu, Carlos Brandão.
O nome da Operação Abril Despedaçado é uma alusão ao filme do diretor Walter Salles, que aborda o conflito de terras entre duas famílias no interior nordestino do Brasil e o assassinato de membros dos grupos rivais. “Nesta região do RN, alguns homicídios ainda são praticados por criminosos que atuam em crimes de pistolagem. A Operação Abril Despedaçado mostra que nós, da Polícia Civil, estamos investigando e prendendo aqueles que atentam contra a vida”, destacou o delegado titular da DP de Caraúbas, Erick Gomes da Silva.
Resultados - Entre as 15 prisões efetuadas, sete delas foram decorrentes de mandados de prisão e oito foram prisões em flagrante. Também foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão que resultaram em apreensões de três veículos, quatro revólveres, três pistolas, seis espingardas e vasta munição, dentre outros objetos ilícitos.
Na cidade de Assú foram detidos por cumprimento de mandado de prisão José Roberto Nascimento da Silva, vulgo “Feitosa”; Itamar Veríssimo de Melo; Welber Veríssimo de Melo, vulgo “Ebinho”; Jalisson Veríssimo de Melo, vulgo “Jalin” e Douglas Daniel Morais de Melo. Em Caraúbas foram detidos, também em cumprimento a mandados judiciais, Damião Firmino da Silva e Eder Frankle da Silva.
“A nossa Operação tinha como um dos alvos o foragido e condenado da Justiça,Francimar Paulino da Silva, mais conhecido como “Mal de Duzentos”, suspeito do cometimento de vários homicídios na região e de integrar uma associação criminosa especializada em crimes de pistolagem. Ele estava foragido da Justiça desde o dia 16 de março de 2014. No momento da abordagem policial, Francimar Paulino da Silva efetuou disparos contra os policiais e durante a ação, o criminoso veio a óbito”, relatou o delegado Carlos Brandão.