quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Turismo: ouvidos, 18 presos são liberados no Amapá

  Divulgação

Dezoito pessoas presas pela Polícia Federal na Operação Voucher já foram liberadas. Outras 18 permanecerão na cadeia “por tempo indeterminado”.
O grupo que permanece no Iapen (Instituto de Administração Penitenciária do Amapá) inclui integrantes da cúpula da pasta do Turismo.
Entre eles o secretário-executivo Frederico Silva da Costa (na foto); o ex-secretário-executivo Mário Moyses, ligado à senadora petista Marta Sulicy...
...E o secretário Nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo, Coubert Martins, um ex-deputado do PMDB baiano nomeado em março.
O inquérito corre em segredo. Mas, a pedido do Ministério Público, a Justiça Federal autorizou nesta quarta a divulgação dos nomes dos presos.
A lista foi levada à página da Procuradoria da República no Amapá. Traz apenas os nomes, sem esmiuçar os cargos e atividades exercidas por cada um.
Os presos foram divididos em dois grupos. Num, os 18 que foram alvejados por mandados de prisão temporária. São esses que, ouvidos, foram ao meio-fio.
Noutro grupo, os 18 que tiveram decretada a prisão preventiva. Esses permanecerão em cana mesmo depois de inquiridos. Por quê?
A Procuradoria alega que “a medida é necessária para garantir a manutenção da ordem pública e para que os envolvidos não interfiram nas investigações”.
No total, foram expedidos 38 mandados de prisão. A PF informara na terça (9) que lograra prender 35. A lista divulgada pela Procuradoria atualiza a conta: 36.
As prisões foram efetivadas por cerca de 200 agentes da PF em quatro praças: São Paulo, Brasília, Curitiba e Macapá.
Os detidos noutras localidades desembarcaram na capital amapaense às 23h de terça (9). Antes de depor, foram submetidos a “exame médico pericial”

Caicó deverá ganhar até o final do ano uma central de monitoramento por câmeras em toda cidade

 Na Foto: Monitoramento feito em Mossoró

A população de Caicó vai ganhar um sistema de monitoramento eletrônico de segurança durante 24 horas com câmeras espalhadas pela cidade e também a implantação do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp), provavelmente ainda no ano de 2011. A informação foi confirmada com exclusividade ao Blog do Eduardo Dantas pelo Tenente Coronel Antonio Cipriano de Almeida, comandante do 6º Batalhão de Policia Militar de Caicó.

O Coronel Cipriano disse que o projeto já foi elaborado e que já está em fase de licitação no governo do estado e que a expectativa da instalação dos equipamentos é ainda para 2011. "O que está vindo para Caicó são o equipamentos mais moderno no mundo em termos de segurança eletrônica, e que já vem obtendo sucesso em Natal e também em Mossoró",  declarou o comandante do 6º BPM.

Em Natal, a  mesma tecnologia que será instalada em Caicó garantiu uma queda de até 60% nos registros de violência nos locais onde existem os pontos de monitoramento. A Capital do Seridó será a terceira cidade do RN a receber o sistema. O investimento é de mais de meio milhão de reais.
O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), coronel Cipriano de Almeida, se mostrou animado com o programa. “Essa tecnologia será muito bem-vinda. Estamos confiantes que iremos desenvolver um trabalho de mais qualidade para a população local". 
O Coronel também disse que com as câmeras os policiais vão conseguir acompanhar com muito mais qualidade as necessidades da população. As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, como por exemplo, o Giradouro do Bairro Boa Passagem, onde lá a câmeras irão abrangir todas as vias de acesso a entrada e saída da cidade, a BR-427 nas duas saídas da cidade alem do centro comercial.  Finalizou Cipriano. 
Redação: Eduardo Dantas

PMS DEFENDEM CRIAÇÃO DE FUNDO CONSTITUCIONAL PARA FINANCIAR AUMENTO SALARIAL

Líderes do movimento em defesa das PECs 300/08 e 446/09 se reuniram nesta quarta-feira com o presidente da Câmara, Marco Maia, e defenderam a criação de um fundo constitucional com recursos federais para custear o aumento salarial dos policiais e bombeiros militares. Conforme a proposta, esse fundo será formado com 5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e 5% da arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Os policiais e bombeiros que acamparam no auditório Nereu Ramos, na Câmara, estão se dirigindo para o Palácio do Planalto neste momento e pretendem apresentar a proposta para a presidente Dilma Rousseff. Eles esperam contar com o apoio dos líderes partidários da Câmara, após a reunião do Colégio de Líderes, prevista para as 15 horas.

O Fundo Nacional de Valorização do Profissional de Segurança Pública está previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 63/11, apresentada na terça-feira (9) pelo presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Mendonça Prado (DEM-SE).

O cabo Daciolo Benvenuto da Silva, um dos líderes do movimento, disse que a criação do fundo soluciona o principal problema apontado pelo governo em relação à PEC 300, que é criar despesa sem indicar a origem dos recursos para seu custeio. "Existe o fundo da saúde, existe o fundo da educação, mas não existe o fundo da segurança. Sendo criado o fundo da segurança com desconto de 5% do IPI e 5% do imposto de renda, nós estamos falando de R$ 40 bilhões anuais", estimou Silva.

Ele disse que Dilma não está recebendo as informações corretas a respeito da PEC 300. “O governo federal e os governadores alegam não ter recursos, mas já existe a solução”, argumentou.

Quanto à reunião com Marco Maia, ele disse que não poderia ter sido melhor. “Todos os parlamentares presentes acharam excelente a ideia”, disse.

Agência Câmara