terça-feira, 16 de outubro de 2012

Promotor cobra do Governo do RN preenchimento de vagas na PMRN
O promotor Wendell Beetoven Ribeiro Agra, da promotoria de controle externo da atividade policial, quer saber que medidas o governo do Estado deve tomar para preencher cerca de 3,8 mil vagas em aberto, previstas em lei, para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Segundo ele, o efetivo da PM/RN tem ficado cada vez menor e o Estado não tem demonstrado como irá repor ou promover concurso para preencher tais vagas. O comandante geral da corporação, o coronel PM Francisco Araújo Silva, diz que novas seleções para os quadros da força policial não estão previstas porque o Estado encontra-se no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em portaria publicada no Diário Oficial do Esado (DOE) desta terça-feira (16), Wendell Beetoven abre inquérito civil para apurar que providências o governo estadual deve adotar para preencher 3.783 vagas previstas em lei para a PM/RN. O promotor explica que o efetivo da corporação deveria ser de 13.466, mas, em dezembro do ano passado, ele era de 9.683. “E esse número vem decaindo desde então, devido à aposentadoria ou morte de policiais”.

Para o promotor, essa deficiência no efetivo gera problemas para o policiamento, sobretudo no interior do RN. “Tenho vários procedimentos em minha promotoria que apuram falta de policiais em pequenas cidades e o fato de vários outros serem cedidos para outros órgãos”. Para Wendell Beetoven, o governo estadual precisa criar um plano de reposição permanente do pessoal que serve na PM/RN, poque “os policiais vão envelhecendo, se aposentando, alguns morrem e outros exonerados, mas suas vagas não são repostas. É preciso haver concursos periódicos para preencher o vazio deixado por esses policiais que se afastam”.

Por sua vez, o comandante da PM diz que a realização de novos concursos para preencher as vagas existentes no efetivo da corporação esbarra na Lei de Responsabilidade Fiscal. “Não há previsão por causa do impedimento legal”, assevera Araújo Silva.

Wendell Beetoven argumenta, porém, que a Lei de Responsabilidade fiscal restringe a nomeação de policiais para substituir as vagas já deixadas, “pois não há aumento de despesa. E, ainda que tivesse, o Estado não pode para sempre dar essa desculpa. É preciso que se faça um planejamento para que se saia do limite prudencial e comece a contratar novo efetivo”.

O promotor adianta que deve abrir um procedimento semelhante para cobrar contratações para a Polícia Civil potiguar, que “está numa situação muito pior que a PM. Essa última, pelo menos, tem deficiência de 30% do efetivo previsto em lei. A outra, a situação é inversa: a Civil está com 70% dos cargos vagos”. Wendell Beetoven chama ainda a atenção para uma portaria publicada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social no DOE da última sexta-feira (12), adiando a validade do concurso da Polícia Civil homologado em 2010 por mais dois anos. “Agora os concursados que esperam a nomeação só podem cobrar a imediata contratação na Justiça em dezembro de 2014″.
Fonte: DN online
Agências dos Correios no RN já foram assaltadas 102 vezes em 2012


As agências de Correios do Rio Grande do Norte já foram alvo de assaltos 102 vezes em 2012. Ao longo de todo o ano passado, o número foi de 44. Os dados são do diretor regional dos Correios no estado, Francisco Gilberto. Ao G1, ele afirmou que licitou uma empresa de segurança privada para atender a mais 96 agências de diferentes cidades do estado devido à falta de segurança. 

“Os municípios maiores do RN já têm segurança. Agora vamos estender para mais cidades”, explicou. Francisco Gilberto disse ainda que vai a Brasília na próxima segunda-feira (22) para tentar expandir este número. 

Ainda de acordo com o diretor regional, além dos seguranças armados, serão colocadas portas giratórias com detectores de metal nas cidades em que foram registrados mais de dois assaltos este ano. Neste critério, 22 das 184 agências distribuídas nos diferentes municípios do Rio Grande do Norte já foram alvos da bandidagem mais de uma vez. 

“A licitação para a compra das portas e contratação da segurança privada está orçada em 4 milhões e 126 mil reais”, finalizou Francisco Gilberto.

Fonte: G1-RN
CURRAIS NOVOS: Caminhão cai de ponte na RN 041


MOTORISTA AINDA PRESO BA CABINE
fotos: J. Júnior

Um grave acidente foi registrado por volta das 19:20h desta segunda-feira (15/10/12) na RN 041 (Trecho que liga as cidades de Currais Novos e Lagoa Nova) mais precisamente na ponte da comunidade Malhada a Areia, cerca de 07 KM de Currais Novos, envolvendo um caminhão baú Mercedes, da Empresa Nestlé Prestígio, de placas NNU-4517- Natal, conduzido pelo o Natalense, FRANCISCO CANIDÉ CELESTINO.
O motorista do caminhão ficou preso nas ferragens e como Currais Novos não tem uma unidade do Corpo de Bombeiros (Só promessa de políticos em época de eleição) para atender esse tipo de ocorrência, serras de mão, marretas, alavancas, talhadeiras, elicate, faca e muita boa vontade de populares e principalmente do Socorrista ADILHO que teve a frente do socorro sempre de forma incansável, a vítima, que tava consciente, foi resgatado sem fraturas.
O condutor do caminhão disse a nossa reportagem que vinha sentido Lagoa Nova Currais Novos e ao entrar na ponte um dos pneus estourou fazendo com que o mesmo perdesse o controle, batesse nas duas muretas de proteção e caísse de uma altura de aproximadamente 05 metros. No caminhão também estava o Floraniense, FRANCEILTON DE ARAÚJO MEDEIROS que estava sem o cinto de segurança e foi arremessado para fora do veículo.
A equipe ESQUADRÃO RESGATE, que não estava de serviço hoje, mas se reuniu para ajudar no resgate juntamente com enfermeiros de Lagoa Nova e do Hospital de Currais Novos e juntos deram todo o apoio no resgate das vítimas que foram encaminhados para o Hospital Regional de Currais Novos onde foram atendidas e estão internados em observação, mas não correm risco de morte.
A Ponte, que passa apenas um carro por vez, ficou interditada e um congestionamento se formou nos dois sentidos da via.
Bombeiros da cidade de Caicó foram mobilizados, mas ao chegar ao local o motorista do caminhão já havia sido retirado das ferragens. Enquanto populares ajudavam no resgate outros aproveitaram a situação para saquear a carga. Policiais Militares de Currais Novos, Policiais do 2ºGPRE e Policiais de Lagoa Nova também foram mobilizados a controlaram a situação ao chegar no local.