terça-feira, 1 de maio de 2012

Juízes comentam no Twitter possibilidade de privatização do Sistema Penitenciário do RN

Juiz Henrique Baltazar - FOTO: Diário de Natal

Os juízes Henrique Baltazar Vilar dos Santos, e Luiz Cândido Villaça, ambos de execuções penais nas comarcas de Natal e Caicó, respectivamente, conversaram na manhã desta terça-feira, (01), no Twitter sobre o sistema penitenciário do Rio Grande do Norte.

A privatização do sistema começa a ser estudado pelo Governo do Estado. O juiz Henrique Baltazar, disse que a Governadora quer terceirizar presídios. “Agentes penitenciários odeiam a ideia, mas, sei de bons resultados em outros estados. Sugiro testar a ideia com um só presídio. Se der certo, amplia. Temos bons e maus exemplos em outros estados. Sou favorável à terceirização dos presídios, desde que feita de forma organizada, sem açodamento e parcial (alguns presídios). O que não pode é continuar a má gestão do sistema prisional pelo Governo e a omissão em resolver os problemas já identificados”, disse.

Sobre a privatização, a informação é que os agentes penitenciários são contrários a essa possibilidade. No estado, o sindicato já teria se pronunciado.

Juiz Luiz Cândido - FOTO: Sidney Silva

O juiz Luiz Cândido Villaça, disse que acha complicado ser contra alguma coisa que o Governo se proponha a fazer, haja vista q nada é feito!

“Defendo ideia de que nenhuma situação é ruim o suficiente que NÃO possa piorar! Mas Sistema Prisional do RN chegou num ponto que NÃO da pra piorar, alias… ainda NÃO é o pior do Brasil porque NÃO tem número de presos suficientes, ainda! Mas, com certeza, chegaremos lá!!!”, afirmou.

A criação do presídio de Caicó foi lembrada pelo magistrado caicoense. A unidade foi construída e abandonada pelo Estado, que não dá a manutenção devida.

“Sinceramente, fico chateado com o que fizeram com a população de Caicó. Fizeram um presidio na cidade e abandonaram a estrutura. A criminalidade em Caicó é sensivelmente afetada pela existência do presidio. A população tem que saber que foi enganada e esta pagando um preço alto!”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário