segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Na Operação Macambira, PF prendeu traficante internacional de drogas




A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de prisão na Operação Macambira na madrugada e manhã desta segunda-feira, 12 de setembro, todos decretados pelo Juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça.
Na cidade de São Bento/PB, foram presos Gutemberg Gomes de Azevedo, “Arrochadinho” e Milton Augusto Clementino Filho, “Garrote”.

Em Patos/PB, os federais detiveram José Carlos Gomes da Nóbrega, “Dedé”.
Já na capital potiguar, foi preso o Francinildo de Oliveira Félix, “Francisco” ou “Fumo”, que é apontado como o chefe do grupo criminoso que trafica drogas, inclusive de outros países.
As investigações apontam que o paraibano, Gutemberg Azevedo, vulgo “Arrochadinho”, trabalha associado com Francinildo Félix, vulgo “Fumo”, no comércio de entorpecentes. Por outro lado, o Milton Clementino, que responde pela alcunha de “Garrote”, atuava como um “braço” financeiro do esquema.
Com relação à Talvaci José de Medeiros, o “Galeguinho Agiota”, ele foi conduzido ao Fórum Amaro Cavalcante, e ouvido pelo delegado Cristian Gomes, como testemunha. Ele teria colaborado com a PF em seu depoimento passando informações importantes, foi que disse o delegado.
A Justiça ainda decretou a indisponibilidade de todos os bens de Francinildo Félix, o “Fumo”, e o bloqueio imediato de todas as suas contas bancárias. O Banco Central já teria, inclusive, acatado a determinação judicial.
O “Fumo” deverá nos próximos dias ser recambiado para a Penitenciária Estadual do Seridó, juntamente com os outros presos da operação para ficar à disposição da Justiça de Caicó.
Com relação ao Talvaci José de Medeiros, o “Galeginho Agiota”, não tinha mandado de prisão contra ele, e sim, um mandado de busca e apreensão que foi cumprido em sua residência e na loja de carros de sua propriedade. Ele foi ouvido e liberado.
Outras prisões durante a investigação
A Operação Macambira da Polícia Federal nasceu de uma investigação que começou em 2010. Ao longo do trabalho foram presas várias pessoas, entre elas o irmão de “Fumo”, Francisco Félix Sobrinho Júnior, o “Naldinho”, detido no dia 25 de maio deste ano, em Natal.
Com ele e outros três homens foram apreendidos 22 quilos e 700 gramas de crack que estavam escondidos nas laterais e no pára-choque traseiro de um veículo Celta. A droga que seria para abastecer as cidades de Caicó e Natal era oriunda do estado da Paraíba, sendo conduzida por quatro homens; um comerciante potiguar de 31 anos, e três paraibanos, sendo um zelador, de 41 anos e dois vendedores autônomos de 27 e 30 anos, respectivamente.
A prisão do grupo aconteceu na Rua Presidente Bandeira no Bairro do Alecrim.
Juntamente com o “Naldinho”, foram presos Diógenes de Medeiros Wanderley Mariz e Welington Medeiros Clementino, vulgo “Tété”, irmão do “Garrote”, preso nesta segunda-feira.
Outra prisão foi a de uma mulher apenas identificada por Carla, no dia 28 de junho. Com ela foram flagrados 5 quilos de crack.
A abordagem aconteceu por volta das 15hs quando os policiais realizavam fiscalização de rotina ao longo da rodovia RN 427, que liga Caicó a Serra Negra do Norte. A droga estava escondida na carcaça de um forno micro-ondas, em meio aos componentes eletrônicos do aparelho.

Droga de Arrochadinho

No Sertão da Paraíba a Polícia Federal flagrou dois traficantes em ação no dia 31 de Agosto. Eles transportavam 47 quilos de maconha e quase seis quilos de crack.
A primeira apreensão ocorreu em Pombal. Um homem de 31 anos de idade, vendedor, residente na cidade de São Bento, foi preso portando 5,470 kg de cocaína na forma de crack.
Ele foi abordado em uma churrascaria na cidade. A droga estava oculta em caixas de som de aparelho do tipo micro system.
O segundo, de 27 anos, vendedor, residente na cidade de Paulista, foi preso em um posto de combustível localizado nos arredores da cidade de Sousa, transportando mais de 47 kg de maconha, escondidos no interior da estrutura de balanços infantis de madeira.
Os dois viajavam juntos em um ônibus que faz a linha São Paulo – Patos, tendo como destino provável a cidade de São Bento. Um deles desembarcou na cidade de Cajazeiras e o outro, logo em seguida, em Sousa.
No mesmo dia, ou seja, 31 de agosto, uma equipe da PF em Vitória da Conquista/BA, em operação de rotina, apreendeu cerca de 7,4 Kg de cocaína e crack em poder de um homem, 22 anos, num ônibus que fazia a linha entre São Paulo/SP e Cajazeiras/PB.
A droga foi encontrada escondida dentro de um aparelho de som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário